Agora

Douglas Solivo

09:00 - 11:30

Notícia

Suspensão de contrato para prova de ACTs em SC gera apreensão em professores

O Sinte-SC está cobrando do governo do Estado providências urgentes para esclarecer e tranquilizar os candidatos.
Suspensão de contrato para prova de ACTs em SC gera apreensão em professores

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte-SC) está cobrando uma definição do governo de Santa Catarina sobre como se dará o processo seletivo dos professores contratados em caráter temporário (ACTs). A coluna informou no último sábado (30) que o contrato com o Instituto Selecon (RJ) foi rompido. A prova seria realizada no próximo domingo (7) e agora tem previsão para ocorrer no dia 12 de dezembro.

O coordenador estadual do Sinte-SC, Luiz Carlos Vieira, explica que a mudança provoca incertezas na categoria. “São várias implicações: prejudicou a programação de muitos candidatos que realizaram as inscrições, os prazos que deverão ser alterados ficaram apertados para recursos e apreensão e insegurança dos candidatos com a nova data.

O Sinte-SC está cobrando do governo do Estado providências urgentes para esclarecer e tranquilizar os candidatos. A responsabilidade desse processo é inteiramente do governo do Estado, que já deveria prever a quantidade de candidatos diante da propaganda da remuneração da emenda 83 de remuneração mínima”, diz a liderança sindical.

Cerca de metade dos professores da rede estadual é composta por ACTs. O secretário de Educação (SC), Luiz Fernando Vampiro, explicou que a rescisão foi feita em comum acordo. Ele afirmou que, com o aumento de candidatos inscritos, principalmente em função do salário de R$ 5 mil, são mais de 94 mil provas e a empresa pediu aditivos financeiros e não aceitou a condição imposta pelo Estado de fazer um seguro para a realização do certame.

Vampiro disse que o processo seletivo será feito por uma instituição catarinense. “Nós já pedimos seis orçamentos e provavelmente a prova será no dia 12 de dezembro”, disse o secretário. Instituições como Fepese, Furb e Acafe estão entre as entidades de ensino que foram consultadas. Vampiro garante que o rompimento do contrato não compromete o início do ano letivo, no dia 7 de fevereiro.

Fonte(s): NSC

Comentários

Últimas notícias

14 Mar
Aconteceu
Chapecó terá novo voo diário para Florianópolis a partir de junho

Latam Cargas também vai oferecer primeiro voo internacional cargueiro entre SC e a Europa a partir do mês de abril.

14 Mar
Aconteceu
Caixa paga abono salarial aos nascidos em fevereiro a partir desta sexta-feira

Trabalhadores que possuem conta no banco receberão valor automaticamente.

14 Mar
Aconteceu
Bocha e dominó de Nova Erechim se destacam no JISMA 2024

A 52ª edição dos Jogos de Integração dos Servidores Municipais da Amosc (Jisma), foi realizada no último sábado (09) em Paial SC.