Notícia

Suspensão de contrato para prova de ACTs em SC gera apreensão em professores

O Sinte-SC está cobrando do governo do Estado providências urgentes para esclarecer e tranquilizar os candidatos.
Suspensão de contrato para prova de ACTs em SC gera apreensão em professores

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte-SC) está cobrando uma definição do governo de Santa Catarina sobre como se dará o processo seletivo dos professores contratados em caráter temporário (ACTs). A coluna informou no último sábado (30) que o contrato com o Instituto Selecon (RJ) foi rompido. A prova seria realizada no próximo domingo (7) e agora tem previsão para ocorrer no dia 12 de dezembro.

O coordenador estadual do Sinte-SC, Luiz Carlos Vieira, explica que a mudança provoca incertezas na categoria. “São várias implicações: prejudicou a programação de muitos candidatos que realizaram as inscrições, os prazos que deverão ser alterados ficaram apertados para recursos e apreensão e insegurança dos candidatos com a nova data.

O Sinte-SC está cobrando do governo do Estado providências urgentes para esclarecer e tranquilizar os candidatos. A responsabilidade desse processo é inteiramente do governo do Estado, que já deveria prever a quantidade de candidatos diante da propaganda da remuneração da emenda 83 de remuneração mínima”, diz a liderança sindical.

Cerca de metade dos professores da rede estadual é composta por ACTs. O secretário de Educação (SC), Luiz Fernando Vampiro, explicou que a rescisão foi feita em comum acordo. Ele afirmou que, com o aumento de candidatos inscritos, principalmente em função do salário de R$ 5 mil, são mais de 94 mil provas e a empresa pediu aditivos financeiros e não aceitou a condição imposta pelo Estado de fazer um seguro para a realização do certame.

Vampiro disse que o processo seletivo será feito por uma instituição catarinense. “Nós já pedimos seis orçamentos e provavelmente a prova será no dia 12 de dezembro”, disse o secretário. Instituições como Fepese, Furb e Acafe estão entre as entidades de ensino que foram consultadas. Vampiro garante que o rompimento do contrato não compromete o início do ano letivo, no dia 7 de fevereiro.

Fonte(s): NSC

Comentários

Últimas notícias

14 Mar
Aconteceu
Chapecó terá novo voo diário para Florianópolis a partir de junho

Latam Cargas também vai oferecer primeiro voo internacional cargueiro entre SC e a Europa a partir do mês de abril.

14 Mar
Aconteceu
Caixa paga abono salarial aos nascidos em fevereiro a partir desta sexta-feira

Trabalhadores que possuem conta no banco receberão valor automaticamente.

14 Mar
Aconteceu
Bocha e dominó de Nova Erechim se destacam no JISMA 2024

A 52ª edição dos Jogos de Integração dos Servidores Municipais da Amosc (Jisma), foi realizada no último sábado (09) em Paial SC.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.