Notícia

Símbolo nazista é pichado em placa de igreja em Pomerode; polícia investiga

Segundo o delegado Antonio Godoi, um inquérito foi aberto no início da semana.Até a manhã desta quarta-feira (20), ninguém havia sido preso.
Símbolo nazista é pichado em placa de igreja em Pomerode; polícia investiga

A Polícia Civil investiga a autoria de uma pichação com símbolo nazista feita em uma placa da Igreja Anglicana Bom Jesus, em Pomerode, no Vale do Itajaí, na madrugada de segunda-feira (18). Segundo o delegado Antonio Godoi, um inquérito foi aberto no início da semana. Até a manhã desta quarta-feira (20), ninguém havia sido preso.

A cruz suástica apareceu no letreiro da igreja, que fica no bairro Testo Alto, e na placa de uma pousada, localizada na mesma rua. Um letreiro de uma casa vizinha também foi vandalizada com desenhos obscenos.

Além de tentar encontrar o autor da pintura, a polícia também busca entender se o vandalismo ocorreu por motivos religiosos. O templo de Pomerode começou a funcionar em outubro de 2021, mas a congregação está no Brasil há mais de 100 anos. A igreja, originalmente estabelecida na Inglaterra, possui mulheres como sacerdotisas e promove casamentos de pessoas homoafetivas.

"É uma região mais afastada aquela e não possui muitas câmeras. Estamos tentando falar com vizinhos e outras testemunhas primeiro", disse o delegado.

Em uma publicação nas redes sociais na terça-feira (19), o ministro da comunidade, Lucas Schumacher, afirmou que fez um boletim de ocorrências e pediu uma investigação para encontrar os responsáveis.

"Não há nada que pode nos separar do amor de Deus. Nem mesmo as pichações e ameaças. O amor lança fora todo medo", escreveu.

O que diz a legislação

No Brasil, o ato de pichar edificação ou monumento urbano é crime, e tem pena de três meses e um ano de prisão, além de multa.

Em relação ao símbolo nazista, a lei 7716/1989 define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor. O parágrafo caracteriza como crime "fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo". A pena prevista é de 2 a 5 anos de reclusão, mais multa.

Fonte(s): G1 Santa Catarina

Comentários

Últimas notícias

14 Mar
Aconteceu
Chapecó terá novo voo diário para Florianópolis a partir de junho

Latam Cargas também vai oferecer primeiro voo internacional cargueiro entre SC e a Europa a partir do mês de abril.

14 Mar
Aconteceu
Caixa paga abono salarial aos nascidos em fevereiro a partir desta sexta-feira

Trabalhadores que possuem conta no banco receberão valor automaticamente.

14 Mar
Aconteceu
Bocha e dominó de Nova Erechim se destacam no JISMA 2024

A 52ª edição dos Jogos de Integração dos Servidores Municipais da Amosc (Jisma), foi realizada no último sábado (09) em Paial SC.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.