Agora

Mauro Becker

09:00 - 12:00

Notícia

Seis a cada dez pessoas estão imunizadas contra a Covid-19 em SC

De acordo com dados do Monitor da Vacina, até esta quinta-feira (4), 4.353.110 catarinenses tomaram a segunda dose ou a vacina de dose única
Seis a cada dez pessoas estão imunizadas contra a Covid-19 em SC

Seis a cada dez catarinenses já estão completamente imunizados contra Covid-19. Até esta quinta-feira (4), 4.353.110 pessoas já haviam recebido a segunda dose ou a vacina de dose única, o que representa 60,02% de toda a população de Santa Catarina. Os dados são do Monitor da Vacina do NSC Total, que é alimentado com informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES). 

Os números também apontam que 71,09% da população vacinável em SC está imunizada. Fazem parte desse grupo todas as pessoas com 12 anos ou mais, ou seja, aquelas que estão aptas a receber a vacina contra a Covid. 

Entre os grandes municípios de Santa Catarina, a Capital, Florianópolis, tem o maior percentual da população vacinada com as duas doses ou a dose única, com 72,40%. Aparecem em seguida Chapecó, com 68,72% e Palhoça, com 62,50%. (veja a situação nas dez maiores cidades do Estado abaixo)

Em relação a primeira dose, 9 em cada dez catarinenses, com 12 anos ou mais, estão vacinados. Segundo o Monitor, 5.596.041 vacinas foram aplicadas até esta quinta-feira, o que representa 77,16% da população total e 91,39% da população vacinável. 

Segundo o infectologista Martoni de Moura e Silva, apesar do cenário animador, ainda é preciso ter cautela com as medidas. 

— Não existe uma porcentagem mágica. É preciso ficar de olho na taxa de transmissibilidade. Se ela está baixa, já é possível pensar em flexibilizar as medidas. Por enquanto, é importante mantê-las— diz. 

Vacinação pode terminar em abril 

Segundo o Monitor da Vacina, na quarta-feira (3), a média diária de aplicação está em 24.374 doses. Caso continue nesse ritmo, a previsão é de que toda a população com 12 anos ou mais receba a primeira dose até o dia 15 de dezembro. 

Já em relação a segunda dose, o término da campanha aconteceria em abril, dependendo do tipo de vacina aplicada. Isto porque cada imunizante possui um intervalo diferente para a primeira e segunda dose: de 10 a 12 semanas a Astrazeneca, 8 semanas a Pfizer e de 28 dias a Coronavac. 

Mas, é importante salientar que o número ainda não leva em conta a vacinação em crianças. Isto porque nenhum imunizante foi autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aplicação nesta faixa etária. 

O infectologista reforça, porém, que também é importante vacinar esse grupo, principalmente antes de liberar novas flexibilizações, mesmo que eles apresentem um menor número de infecções. 

Volta para a segunda dose ainda é desafio 

Apesar de ter alcançando 60% da população imunizada nesta quinta, o número poderia ser maior em Santa Catarina. Isto porque 465.431 pessoas ainda não retornaram para tomar a segunda dose, segundo dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC) da última segunda-feira (1º). 

O maior número de faltantes está em quem recebeu a AstraZeneca, onde 181.010 catarinenses ainda precisam completar o esquema vacinal. Já em relação a Pfizer e Coronavac, são 143.842 e 140.579 pessoas, respectivamente. 

Para Moura e Silva, há três motivos que acaba influenciando na baixa procura das doses: 

—Primeira coisa, a pessoa recebe a primeira dose, tem alguns sintomas colaterais e acha que vai sentir aquilo novamente e acaba não voltando. Outra coisa é aqueles que tem a falsa sensação de que a pandemia está controlada e, por isso, acham que não precisam da segunda dose. E também tem aqueles que faltam com o compromisso, vão na empolgação da primeira dose, mas não completam o esquema. Isso é um problema muito grave — pontua. 

Por isso, ele reforça a importância das pessoas voltarem para tomar a vacina, já que a Covid é um vírus que sofre mutações e, sem a proteção necessária, há riscos de que um novo cenário pandêmico ocorra no futuro. 

 

Fonte(s): NSC

Comentários

Últimas notícias

14 Mar
Mundo
Chapecó terá novo voo diário para Florianópolis a partir de junho

Latam Cargas também vai oferecer primeiro voo internacional cargueiro entre SC e a Europa a partir do mês de abril.

14 Mar
Mundo
Caixa paga abono salarial aos nascidos em fevereiro a partir desta sexta-feira

Trabalhadores que possuem conta no banco receberão valor automaticamente.

14 Mar
Mundo
Bocha e dominó de Nova Erechim se destacam no JISMA 2024

A 52ª edição dos Jogos de Integração dos Servidores Municipais da Amosc (Jisma), foi realizada no último sábado (09) em Paial SC.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.