Notícia

SC registra segundo caso suspeito de hepatite misteriosa em crianças

Pacientes receberam atendimento, com sintomas da doença, em Balneário Camboriú e Itajaí
SC registra segundo caso suspeito de hepatite misteriosa em crianças

Subiu para dois o número de casos suspeitos de hepatite misteriosa em Santa Catarina. A notificação do segundo caso ocorreu nesta segunda-feira (9), segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC), e foi informada nesta terça-feira (10).

De acordo com a diretoria, o segundo paciente é um adolescente de 16 anos, que foi avaliado em um hospital de Balneário Camboriú, em 5 de maio. Os sintomas, como náuseas, vômito, sonolência, urina de cor escura e febre, iniciaram em 29 de abril. Ele também apresentava alterações nas enzinas hepáticas.

Agora, o paciente aguarda o resultado de exames para hepatite tipo A, sendo negativo para os tipos B e C, além de outros exames complementares. Ainda segundo a diretoria, ele não precisou de internação e segue em acompanhamento pela vigilância epidemiológica estadual e municipal. 

Na sexta-feira (4), a Dive já tinha recebido a notificação de um caso suspeito da doença. O paciente é uma criança de sete anos, que estava internada no Hospital Pequeno Anjo, em Itajaí. Ela recebeu alta nesta segunda-feira (9). 

— Assim que tomamos conhecimento dos casos, seguimos o protocolo e informamos imediatamente ao Ministério da Saúde. Além desse procedimento, continuamos acompanhando e prestando apoio aos municípios na investigação dos casos notificados — informou o médico infectologista do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância e Saúde (Cievs), Fábio Gaudenzi. 

O que é a hepatite? 

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ter diversas causas, desde infecções virais até consumo excessivo de álcool, alguns medicamentos e substâncias tóxicas. Entre os vírus que causam a doença estão o A, B, C, D e E. 

Também há hepatites autoimunes, que são doenças crônicas onde o próprio sistema imunológico do indivíduo ataca as células do fígado, causando inflamação e alteração da função do órgão. 

A hepatite de etiologia desconhecida em crianças é considerada incomum, já que ela não está relacionada a qualquer um dos tipos comumente causadores da doença. Dados preliminares apontam que não há relação da doença com a vacinação contra a Covid-19. 

Entre os principais sintomas da doença estão vômitos, diarreiras, náuseas, dor abdominal e pele e olhos amarelados. Em caso de suspeita, as crianças devem ser levadas imediatamente para o hospital, afim de avaliação e tratamento. 

 

Fonte(s): NSC

Comentários

Últimas notícias

14 Mar
Aconteceu
Chapecó terá novo voo diário para Florianópolis a partir de junho

Latam Cargas também vai oferecer primeiro voo internacional cargueiro entre SC e a Europa a partir do mês de abril.

14 Mar
Aconteceu
Caixa paga abono salarial aos nascidos em fevereiro a partir desta sexta-feira

Trabalhadores que possuem conta no banco receberão valor automaticamente.

14 Mar
Aconteceu
Bocha e dominó de Nova Erechim se destacam no JISMA 2024

A 52ª edição dos Jogos de Integração dos Servidores Municipais da Amosc (Jisma), foi realizada no último sábado (09) em Paial SC.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.