Agora

Douglas Solivo

05:30 - 07:59

Notícia

SC prorroga o congelamento do ICMS sobre os combustíveis por mais 90 dias

Decisão segue o acordo feito pelo Fórum de Governadores nesta terça-feira (22) que optou por prorrogar a medida por mais 90 dias
SC prorroga o congelamento do ICMS sobre os combustíveis por mais 90 dias

Santa Catarina manterá o congelamento do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias (ICMS) médio sobre a gasolina, etanol e gás de cozinha. A decisão segue o acordo feito pelo Fórum de Governadores nesta terça-feira (22), que optou por prorrogar a medida por mais 90 dias. Ela começa a valer em 1º de abril.

O anúncio foi feito pelo governador do Piauí, Wellington Dias, após uma reunião em Brasília entre governadores, vice-governadores e secretários. Caso não fosse prorrogado, o congelamento acabaria no próximo dia 31 de março. 

Em Santa Catarina, o preço médio da gasolina está congelado desde outubro do ano passado em R$ 5,77. Já o diesel está em R$ 4,62. O governador Carlos Moisés da Silva (Republicanos) comemorou a decisão nas redes sociais. 

Na reunião, os governadores também debateram sobre a fixação de uma alíquota única para o ICMS de combustíveis, prevista na lei sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) na última semana. 

Segundo o governador Wellington Dias, a fórmula de cobrança da alíquota única deve ser definida até quinta-feira (24) pelo Conselho de Secretários de Fazenda (Comsefaz). Inicialmente, ela deve ser aplicada em relação ao óleo diesel. Um dos principais desafios é encontrar uma média de cálculo que não resulte em um aumento do tributo em alguns Estados, o que também podem elevar o preço dos combustíveis. 

Ao menos nove Estados e o Distrito Federal praticam uma alíqutoa do ICMS em cima do diesel que é menor que nas outras unidades federativas. Por isso, secretários estão estudando a aplicação de um incentivo fiscal para compensar o aumento. 

— Estamos autorizando o conselho dos secretários de Fazenda nesta quinta-feira a realizar uma reunião do Confaz [Conselho Nacional de Política Fazendária] para ali aprovar uma resolução que possa ser o parâmetro para aplicação da lei nas 27 unidades da federação. Somos favoráveis ao trecho da lei no que diz respeito à criação de um auxílio combustível e ao fundo de estabilidade dos preços dos combustíveis — disse. 

Ele salientou, ainda, que durante o período de prorrogação do congelamento do ICMS, os secretários vão procurar uma fórmula que possa ser aplicada em relação à gasolina. 

— Neste período, o Conselho dos Secretários de Fazenda deve tratar especificamente da gasolina”, disse. "Ainda não conseguimos encontrar uma alternativa para essa pactuação — complementa.

Por fim, Dias informou que os Estados decidiram por entrar com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contestando um artigo da lei que prevê que, enquanto não for disciplinada a cobrança da incidência do ICMS, o cálculo deverá levar em conta o preço médio do diesel cobrado do consumidor final nos 60 meses anteriores à fixação. 

Encontro também discutiu redução do IPI 

Durante o encontro, governadores também discutiram sobre a redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI). A medida, que foi anunciada em fevereiro pelo governo federal, reduziu o imposto em 25% em parte dos produtos. 

Quanto a isso, Dias informou que os governadores enxergaram a forma como o governo vem adotando as medidas como uma "ameça concreta" aos estados e municípios. Na avaliação deles, a medida fere a autonomia dos estados e o pacto federativo, além de causar forte impacto na arrecadação. 

— Uma medida unilateral como a que foi feita por parte da União é vista, por nós, como a quebra do pacto federativo — acrescentou Dias, destacando que os estados também devem recorrer ao STF contra a medida.

Fonte(s): NSC

Comentários

Últimas notícias

14 Mar
Aconteceu
Chapecó terá novo voo diário para Florianópolis a partir de junho

Latam Cargas também vai oferecer primeiro voo internacional cargueiro entre SC e a Europa a partir do mês de abril.

14 Mar
Aconteceu
Caixa paga abono salarial aos nascidos em fevereiro a partir desta sexta-feira

Trabalhadores que possuem conta no banco receberão valor automaticamente.

14 Mar
Aconteceu
Bocha e dominó de Nova Erechim se destacam no JISMA 2024

A 52ª edição dos Jogos de Integração dos Servidores Municipais da Amosc (Jisma), foi realizada no último sábado (09) em Paial SC.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.