Agora

Vanessa Klein

08:00 - 10:00

Notícia

SC não terá nenhum representante negro na Alesc e na Câmara

Entre os eleitos também não há pardos ou indígenas
SC não terá nenhum representante negro na Alesc e na Câmara

Pelos próximos quatro anos, Santa Catarina será representanda na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa apenas por pessoas brancas. O Estado não elegeu nenhum negro para cargos legislativos nas Eleições 2022, realizadas neste domingo (2). O mesmo se repetiu entre candidaturas pardas e indígenas. 

Ao todo, SC teve 63 candidaturas negras: 41 para deputado estadual, 20 para deputado federal, 1 para vice-governador e 1 para senador. O número representa 6,35% do total de candidatos nestas eleições. Dessas candidaturas, 35 eram de mulheres e 28 de homens. 

Já o total de candidaturas pardas foi de 9,98% (61 homens e 38 mulheres), de indígenas, 0,4% (quatro mulheres), e de pessoas brancas, 82,96% (570 homens e 253 mulheres).

Nesta eleição, pela primeira vez, candidaturas de mulheres e de pessoas negras foram contadas em dobro para efeito da distribuição dos recursos do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) – também chamado de Fundo Eleitoral. A medida, definida em emenda constitucional, segue em vigor até 2030.

 

Mulher negra pleteia o cargo de vice-governadora

A única candidata negra para o Executivo de Santa Catarina, Beatriz Vargas, pleteia um lugar no governo de Santa Catarina como vice de Décio Lima (PT). Neste domingo (2), foi definido o segundo turno da eleição entre a candidatura petista e a chapa do senador Jorginho Mello (PL) e da delegada Marilisa, como vice-governadora.

Negros são 1,4% dos eleitos em municípios catarinenses

Em 2020, as 295 cidades catarinenses elegeram pessoas negras em 2020, cerca de 1,42% dos representantes políticos de Santa Catarina. Todas se tratavam de vereadores, cargo com mais vagas disponíveis. Um levantamento exclusivo feito pelo Diário Catarinense no dia da Consciência Negra em 2021 mostrou que historicamente as chances não estão a favor de homens e mulheres negros que decidem concorrer a algum cargo político. 

Por exemplo, um a cada seis brancos se elegeu a vereador em Santa Catarina na última eleição. Para negros, a proporção salta de um a cada 18 que conseguem alcançar o cargo.

Fonte(s): NSC

Comentários

Últimas notícias

14 Mar
Santa Catarina
Chapecó terá novo voo diário para Florianópolis a partir de junho

Latam Cargas também vai oferecer primeiro voo internacional cargueiro entre SC e a Europa a partir do mês de abril.

14 Mar
Santa Catarina
Caixa paga abono salarial aos nascidos em fevereiro a partir desta sexta-feira

Trabalhadores que possuem conta no banco receberão valor automaticamente.

14 Mar
Santa Catarina
Bocha e dominó de Nova Erechim se destacam no JISMA 2024

A 52ª edição dos Jogos de Integração dos Servidores Municipais da Amosc (Jisma), foi realizada no último sábado (09) em Paial SC.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.