Notícia

SC está entre os 3 estados com maior incidência de raios do Brasil, segundo o Inpe

Ranking é compartilhado com Rio de Janeiro e Tocantins.
SC está entre os 3 estados com maior incidência de raios do Brasil, segundo o Inpe

Um levantamento feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostrou que Santa Catarina está entre os três estados brasileiros com maior densidade de raios registrados no verão de 2022. Segundo o estudo, a probabilidade média de uma pessoa ser atingida por descargas elétricas em território catarinense é de uma em 20 mil.

O Estado divide o ranking com Rio de Janeiro e Tocantins, já que a chance de uma pessoa ser atingida nesses estados é a mesma que em Santa Catarina, segundo o Inpe. O instituto analisou a média de raios por quilômetro quadrado em cada estado do país, durante o período, para chegar ao resultado.

Conforme a Defesa Civil, Santa Catarina registrou mais de 1,7 milhão de raios só neste ano. A maior parte notificada foi de raios intra nuvens, quando ocorre em diferentes áreas da mesma nuvem.

 "Desses, 281 mil aproximadamente foram em solo que são os que mais trazem problemas e 1,3 milhão foram intra nuvens. Foi um quantitativo bem alto para um começo de ano", comentou o meteorologista da Defesa Civil, Murilo Fretta.

O professor do curso técnico em Meteorologia Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Daniel Calearo explica que alta incidência de raios está relacionada ao encontro de massas vindas da América do Sul com as que vêm da região amazônica.

 "Essa região aqui fica numa área de encontro de massas de ar mais quentes e úmidas que são carregadas da região amazônica. O ar quente e úmido, que é carregado da região amazônica em direção ao Sul do Brasil, se choca aqui com massas de ar mais frio que vem de origem mais ao sul da América do Sul e isso gera aqui uma região de fronteira entre essas condições", afirmou.

A orientação, segundo o meteorologista Murilo Fretta, é que as pessoas se abriguem em locais seguros em caso de raios.

"Não sair na rua para filmar, jamais permanecer na praia ou na água, procurar algum local abrigado, não ficar jamais em campo aberto, evitar ficar próximo de placas postes e materiais condutores elétricos", diz.

Fonte(s): G1 Santa Catarina

Comentários

Últimas notícias

14 Mar
Aconteceu
Chapecó terá novo voo diário para Florianópolis a partir de junho

Latam Cargas também vai oferecer primeiro voo internacional cargueiro entre SC e a Europa a partir do mês de abril.

14 Mar
Aconteceu
Caixa paga abono salarial aos nascidos em fevereiro a partir desta sexta-feira

Trabalhadores que possuem conta no banco receberão valor automaticamente.

14 Mar
Aconteceu
Bocha e dominó de Nova Erechim se destacam no JISMA 2024

A 52ª edição dos Jogos de Integração dos Servidores Municipais da Amosc (Jisma), foi realizada no último sábado (09) em Paial SC.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.