Santa Catarina chegou a 100% de ocupação nos leitos de UTI pediátrica em todas as regiões do Estado. Segundo dados da manhã desta segunda-feira (30) do Painel de Leitos da Secretaria de Estado da Saúde , todas as 90 vagas de terapia intensiva disponíveis para crianças estão ocupadas. No caso das UTIs neonatais, a ocupação atual em SC é de 85,4%, com 43 disponíveis entre os 294 ativos.
A lotação de UTIs pediátricas vinha se agravando nas últimas semanas em SC. Na sexta-feira (27), o Estado já tinha quase 94% das vagas ocupadas. Diante da situação, o governo do Estado anunciou nesta segunda-feira a abertura de 68 novos leitos de UTI pediátricas e neonatais. A ativação dos novos leitos deve ocorrer em até 90 dias. O Estado, no entanto, anunciou uma articulação com superintendências para compra de equipamentos e contratação de profissionais, o que pode fazer com que os leitos estejam em funcionamento a partir de 10 dias.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, as doenças respiratórias são o principal motivo da lotação dos setores de terapia intensiva nos hospitais pediátricos catarinenses. Esse quadro representou 76% dos atendimentos feitos na primeira quinzena de maio em SC.
O Estado aponta que os novos leitos anunciados nesta segunda representam um aumento de 13% no total de vagas neonatais ativas atualmente e de 33%, no caso dos leitos. Convênios entre o governo estadual e hospitais vão permitir as aquisições e contratações necessárias à abertura dos novos leitos.
Os novos leitos serão abertos em 10 hospitais de SC (veja lista abaixo). Serão 38 novos leitos de UTI neonatal e 30 de vagas pediátricas, maior gargalo atual no Estado.
O governo relacionou diretamente as campanhas contra a vacinação à grande demanda por atendimentos de crianças no Estado. Até o momento, SC tem apenas 31% de cobertura vacinal contra o vírus Influenza em crianças de seis meses a 5 anos. O número é três vezes menor do que a meta de 90% de alcance da imunização até o final da campanha em SC.
Ocupação de UTI pediátrica e neo natal em SC
UTI pediátrica
Leitos ativos: 90
Leitos ocupados: 90
Taxa de ocupação: 100%
UTI neonatal
Leitos ativos: 294
Leitos ocupados: 251
Taxa de ocupação: 85,37%
Dados do Painel de Leitos da SES, atualizados às 11h01min desta segunda-feira (30)
Hospitais que receberão leitos de UTI pediátrica e neonatal
Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis — 9 leitos de UTI neonatal
Hospital Pequeno Anjo, em Itajaí — 6 leitos de UTI pediátrica
Hospital Azambuja, em Brusque — 8 leitos de UTI neonatal e 2 de pediátrica
Hospital e Maternidade Jaraguá do Sul — 2 leitos de UTI pediátrica
Hospital Infantil Jesser Amarante Faria, em Joinville — 10 leitos de UTI pediátrica;
Hospital Regional Alto Vale, em Rio do Sul — 4 leitos de UTI neonatal
Hospital Regional de Araranguá — 5 leitos de UTI pediátrica
Hospital Materno Infantil Santa Catarina, em Criciúma — 7 leitos de UTI neonatal
Hospital Regional de São José — 10 leitos de UTI neonatal
Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão — 5 leitos de UTI pediátrica
Fonte(s): NSC
Comentários