Agora

Mauro Becker

09:00 - 12:00

Notícia

Sandra Bordignon recebe homenagem por prestar serviço voluntário aos migrantes em SC

Sandra fez parte do Grupo de Trabalho dos Imigrantes na Assembleia nos anos de 2019 e 2020.
Sandra Bordignon recebe homenagem por prestar serviço voluntário aos migrantes em SC
Luca Gebara

O deputado Fabiano da Luz (PT) homenageou a pesquisadora da migração no estado Sandra Bordignon com a entrega da Comenda do Legislativo Catarinense, nesta segunda-feira (29), durante sessão solene na Alesc. Em 2013, ela começou a ministrar aulas de português para os primeiros haitianos que chegaram em Nova Erechim, no Oeste catarinense.


“Sandra representa todos aqueles voluntários que se dedicam a ajudar os imigrantes que chegam em Santa Catarina e que precisam de um apoio, de um suporte, de uma atenção. Sandra presta um trabalho importante de humanidade, compaixão e solidariedade”, enfatizou o deputado Fabiano.


Sandra fez parte do Grupo de Trabalho dos Imigrantes na Assembleia nos anos de 2019 e 2020. Um dos resultados dessas atividades foi a Lei 18.018/2020 de iniciativa do deputado Fabiano, instituindo a Política Estadual para a População Migrante.


A Comenda do Legislativo Catarinense é a principal homenagem do Parlamento, que premia personalidades e instituições de destaque social e econômico em benefício do estado.


Quem é Sandra Bordignon

Pesquisadora da migração em Santa Catarina, onde iniciou em Nova Erechim, em 2013, ministrando aulas de português, voluntariamente para os primeiros 48 haitianos que chegaram na cidade.

 

Coordenou o grupo GEIROSC (Grupo de Estudos sobre Imigração na Região Oeste de Santa Catarina) na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), de 2014 a 2020, estudando também "A inserção dos imigrantes haitianos nos espaços escolares e não escolares no Oeste de SC", gerando, assim, sua dissertação do mestrado na Unochapecó.

 

Participou do Grupo de Trabalho dos Imigrantes na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, de 2015 a 2020. As ações resultaram na Lei 18.018/2020, que institui a Política Estadual para a População Migrante.

 

Membro da Comissão Pró-Haiti na UFFS e da Comissão Pró-imigrante, Sandra é voluntária no Serviço de Pastoral do Migrante do Brasil e tem defendido a criação de comitês de apoio aos imigrantes nas cidades onde eles residem, prestando assessoria juntamente com o GAIROSC (Grupo de Apoio ao Imigrante e Refugiado do Oeste de Santa Catarina).

 

Este programa tem como objetivo acolher, apoiar e atender imigrantes, refugiados e apátridas em situação de vulnerabilidade e fortalecer a rede de atendimento e apoio aos imigrantes na região Oeste.


Foto: Luca Gebara

Fonte(s): Assessoria de Imprensa - Deputado Fabiano da Luz

Comentários

Últimas notícias

14 Mar
Política
Chapecó terá novo voo diário para Florianópolis a partir de junho

Latam Cargas também vai oferecer primeiro voo internacional cargueiro entre SC e a Europa a partir do mês de abril.

14 Mar
Política
Caixa paga abono salarial aos nascidos em fevereiro a partir desta sexta-feira

Trabalhadores que possuem conta no banco receberão valor automaticamente.

14 Mar
Política
Bocha e dominó de Nova Erechim se destacam no JISMA 2024

A 52ª edição dos Jogos de Integração dos Servidores Municipais da Amosc (Jisma), foi realizada no último sábado (09) em Paial SC.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.