O deputado Fabiano da Luz (PT) homenageou a pesquisadora da migração no estado Sandra Bordignon com a entrega da Comenda do Legislativo Catarinense, nesta segunda-feira (29), durante sessão solene na Alesc. Em 2013, ela começou a ministrar aulas de português para os primeiros haitianos que chegaram em Nova Erechim, no Oeste catarinense.
“Sandra representa todos aqueles voluntários que se dedicam a ajudar os imigrantes que chegam em Santa Catarina e que precisam de um apoio, de um suporte, de uma atenção. Sandra presta um trabalho importante de humanidade, compaixão e solidariedade”, enfatizou o deputado Fabiano.
Sandra fez parte do Grupo de Trabalho dos Imigrantes na Assembleia nos anos de 2019 e 2020. Um dos resultados dessas atividades foi a Lei 18.018/2020 de iniciativa do deputado Fabiano, instituindo a Política Estadual para a População Migrante.
A Comenda do Legislativo Catarinense é a principal homenagem do Parlamento, que premia personalidades e instituições de destaque social e econômico em benefício do estado.
Quem é Sandra Bordignon
Pesquisadora da migração em Santa Catarina, onde iniciou em Nova Erechim, em 2013, ministrando aulas de português, voluntariamente para os primeiros 48 haitianos que chegaram na cidade.
Coordenou o grupo GEIROSC (Grupo de Estudos sobre Imigração na Região Oeste de Santa Catarina) na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), de 2014 a 2020, estudando também "A inserção dos imigrantes haitianos nos espaços escolares e não escolares no Oeste de SC", gerando, assim, sua dissertação do mestrado na Unochapecó.
Participou do Grupo de Trabalho dos Imigrantes na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, de 2015 a 2020. As ações resultaram na Lei 18.018/2020, que institui a Política Estadual para a População Migrante.
Membro da Comissão Pró-Haiti na UFFS e da Comissão Pró-imigrante, Sandra é voluntária no Serviço de Pastoral do Migrante do Brasil e tem defendido a criação de comitês de apoio aos imigrantes nas cidades onde eles residem, prestando assessoria juntamente com o GAIROSC (Grupo de Apoio ao Imigrante e Refugiado do Oeste de Santa Catarina).
Este programa tem como objetivo acolher, apoiar e atender imigrantes, refugiados e apátridas em situação de vulnerabilidade e fortalecer a rede de atendimento e apoio aos imigrantes na região Oeste.
Foto: Luca Gebara
Fonte(s): Assessoria de Imprensa - Deputado Fabiano da Luz
Comentários