Agora

Vanessa Klein

13:00 - 15:00

Notícia

Salame Colonial de SC será incluído em Registro de Patrimônio Imaterial

Hoje, o Oeste Catarinense é reconhecido em todo país como sendo a principal região produtora de suínos e exportadora de carnes.
Salame Colonial de SC será incluído em Registro de Patrimônio Imaterial

A ocupação do oeste de Santa Catarina por colonos descendentes de italianos, alemães e poloneses, trouxe a tradição e o saber fazer de produtos derivados da carne suína, tanto in natura como processada.


No início do século XIX, a ausência da eletricidade fazia com que recorressem ao aprendizado dos antepassados na conservação de alimentos. A lógica era produzir suínos, consumir parte da carne fresca e uma parte era maturada, através da produção de salame. Esse modelo de agricultura, baseado na subsistência e saber fazer constituiu a base histórica do crescimento econômico regional.


Hoje, o Oeste Catarinense é reconhecido em todo país como sendo a principal região produtora de suínos e exportadora de carnes. A notoriedade ocorreu também em função da região ser berço das grandes agroindústrias de processamento de carnes de suínos e aves. Como a Perdigão (Videira), fundada em 1934, a Sadia em Concórdia (1944), a Seara Alimentos em 1956 (Seara), a Safrita (hoje JBS) em Itapiranga (1964) e a Cooperativa Central Aurora em 1969, no município de Chapecó.


Portanto, a base da agro industrialização é o saber fazer dos suinocultores oestinos, a maioria descendentes de imigrantes. Este patrimônio imaterial, quando se trata da suinocultura, se manifesta na forma de produção familiar e processamento artesanal de produtos historicamente consumidos nas propriedades rurais dos colonos.


O salame colonial é fruto do conjunto de conhecimentos tradicionais repassados de geração para geração, que fazem parte do patrimônio cultural das populações rurais da região oeste de Santa Catarina. Mas o que define e diferencia o salame colonial do oeste catarinense? Quais são as técnicas, processos artesanais de produção e formas de consumo tradicionais que o caracterizam? Existem conflitos nos aspectos legais da produção?


Responder estas e outras questões é o objetivo do projeto Salame Colonial do Oeste Catarinense, desenvolvido com o apoio do prêmio obtido no Edital Elisabete Anderle da Fundação Catarinense de Cultura/Governo do Estado.


O diagnóstico pretende identificar e descrever a existência de um saber fazer específico como a receita tradicional do salame produzido pelos descendentes de italianos e alemães (colonos) para registro como patrimônio imaterial de Santa Catarina.


A metodologia do projeto desenvolvido pelos pesquisador Gilmar Antonio da Rosa, Msc. Engenheiro Agronomo, Nedi Terezinha Locatelli, mestre em cultura popular (MinC) e a Ph.D Suelen Carls da Bournemouth University da Inglaterra prevê a realização de oficinas e aplicação de um questionário. Para participar do projeto basta responder o questionário pelo link: https://cutt.ly/pOC32LG


No dia 16 de julho com a organizacão impecável e a presença da Associação Taliana Vêneta de Nova Erechim presidida por Lauri Luiz Uberti e participação do Prefeito Edilson Ferla, Vice-prefeito Elói Correa Borges, Secretários municipais, Vereadores, empresários, produtores de salame, agricultores e consumidores foi realizada uma oficina, com palestra na Câmara de Vereadores e degustação, depois janta (culinária Talian) no salão comunitário.


Neste evento foi acertado que o encaminhamento do registro já deliberado em assembleia realizada em março de 2022, será feito pela da FEIBEMO – Federação de Entidades Ítalo-brasileiras e de Mestres e Oficios da Cultura Taliana, entidade que a Associação Taliana é filiada. O pedido de registro do Salame Colonial tipo Talian será feito junto a Fundação Catarinense de Cultura.


O coordenador da pesquisa Gilmar Antonio da Rosa se comprometeu de que quando o registro no livro dos saberes estiver concluído a cerimônia de certificação será em Nova Erechim/SC, a capital estadual do Talian.


Em Nova Erechim, o projeto contou com a colaboração direta de Noeli Alessi Soletti.

Fonte(s): Nova Erechim

Comentários

Últimas notícias

14 Mar
Aconteceu
Chapecó terá novo voo diário para Florianópolis a partir de junho

Latam Cargas também vai oferecer primeiro voo internacional cargueiro entre SC e a Europa a partir do mês de abril.

14 Mar
Aconteceu
Caixa paga abono salarial aos nascidos em fevereiro a partir desta sexta-feira

Trabalhadores que possuem conta no banco receberão valor automaticamente.

14 Mar
Aconteceu
Bocha e dominó de Nova Erechim se destacam no JISMA 2024

A 52ª edição dos Jogos de Integração dos Servidores Municipais da Amosc (Jisma), foi realizada no último sábado (09) em Paial SC.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.