As quíntuplas Evelin, Isadora, Poliana, Samanta e Vitória, de 11 anos, estão na lista das crianças em Santa Catarina que tomaram a vacina contra a Covid-19 após a liberação pelo Ministério da Saúde. Segundo a mãe solo Sidnéia Daufemback Batista, de 42 anos, a vacinação trouxe mais sossego para todas elas.
As adolescentes moram em Braço do Norte, no Sul catarinense, e procuraram atendimento no dia 1º de fevereiro de 2022. Segundo a mãe das meninas, a segunda imunização deve acontecer em 3 de março.
"Foi um momento importante e especial, que, de certa forma, nos deixou mais tranquilas e mais seguras", afirmou Sidnéia.
Em Santa Catarina, 132.350 crianças entre 5 a 11 anos foram vacinadas contra a Covid-19 até a quarta-feira (16). Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, o número representa 20,59% do grupo. No estado, a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátricos de Covid-19 cresceu 433% na primeira quinzena de fevereiro.
"Independente da idade, o vírus não escolhe", alerta a mãe das quíntuplas.
O g1 SC completa 10 anos em 2022. Para celebrar esta primeira década, a reportagem separou casos de destaque, memes e fatos que marcaram a história do portal e do estado. Entre eles, está o caso das quíntuplas de Santa Catarina, que é acompanhado pelo site desde o nascimento. Desta vez, traz informações sobre a vacinação.
Rotina na pandemia
Na pandemia, Sidnéia conta que os cuidados em casa foram "sextuplicados". Até o momento, nenhuma delas foi diagnosticada com o vírus. No entanto, no início, as aulas virtuais precisaram de um período de adaptação, especialmente pois as meninas dividiam um único computador.
A mulher de 42 anos afirma que a confusão era constante, mas com o passar dos meses, mais computadores foram adquiridos para os estudos online e a situação foi amenizada.
"Me tornei, além de ser mãe de cinco, professora de todas as matérias, psicóloga, juíza das pequenas brigas. Mulher mais forte ainda, aquela que traz a harmonia entre as irmãs, e a positividade de que tudo iria passar logo", explica.
Em 2021, as crianças voltaram à escola de forma cuidadosa, segundo a mãe. Em 14 de fevereiro de 2022, o ano letivo retomou, também de forma presencial.
"Estamos bem com as graças de Deus, permanecendo firmes a cada dia, pois a vida e o mundo tem nos apresentado desafios diferentes e uma maneira mais leve e certamente mais cuidadosa pra vivermos a cada dia", afirmou.
Fonte(s): G1-SC
Comentários