Notícia

Quatro países da América do Sul lançam candidatura para sediar a Copa do Mundo de 2030

Sul-americanos vão concorrer pela organização do Mundial de 2030 com a candidatura conjunta de Espanha e Portugal
Quatro países da América do Sul lançam candidatura para sediar a Copa do Mundo de 2030

Os governos e as federações de futebol da Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai lançaram nesta terça-feira (7), em Buenos Aires, a candidatura conjunta oficial dos países para sediar a Copa do Mundo de 2030, ano do centenário da primeira edição do torneio.


“Estamos convencidos de que a Fifa tem a obrigação de honrar a memória daqueles que organizaram o primeiro Mundial”, disse o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, em um ato no prédio da AFA (Associação do Futebol Argentino).


O Uruguai foi o anfitrião e campeão da primeira Copa do Mundo, realizada em 1930, com uma vitória por 4 a 2 na final sobre a Argentina, campeã da última edição do torneio, em 2022.


Os sul-americanos vão concorrer pela organização do Mundial de 2030 com a candidatura conjunta de Espanha e Portugal (com a Ucrânia como convidada); a de Arábia Saudita, Egito e Grécia; e a do Marrocos.


“É muito importante que venham jogar aqui. O Uruguai é o primeiro campeão do mundo, a Argentina o último. As confederações no mundo cresceram” desde aquele Mundial, disse Sebastián Bauzá, secretário de Esportes do Uruguai.


Para o ministro dos Esportes do Paraguai, Diego Galeano Harrison, “o Mundial dos 100 anos” deve ser realizado na América do Sul.


“É um pleito legítimo da região. Temos campeões do mundo. É um desafio grande. Primeiro, é sonhar, acreditar e conseguir, com uma candidatura limpa e sustentável”, disse Alexandra Benado, ministra dos Esportes do Chile.


Por sua vez, o presidente da AFA, Claudio Tapia, confia que “a história e a paixão vão nos dar a possibilidade de ser a sede de 2030”.


Um ponto desfavorável para os sul-americanos é que a próxima Copa do Mundo, em 2026, já será disputada na América, com Estados Unidos, México e Canadá como anfitriões.


Na próxima edição, o número de participantes do torneio aumentará de 32 para 48, a partir da fase de grupos.


A América do Sul já organizou a Copa do Mundo em cinco ocasiões: Uruguai-1930, Brasil-1950, Chile-1962, Argentina-1978 e Brasil-2014.

 
 
 
 

Fonte(s): ND+

Comentários

Últimas notícias

14 Mar
Mundo
Chapecó terá novo voo diário para Florianópolis a partir de junho

Latam Cargas também vai oferecer primeiro voo internacional cargueiro entre SC e a Europa a partir do mês de abril.

14 Mar
Mundo
Caixa paga abono salarial aos nascidos em fevereiro a partir desta sexta-feira

Trabalhadores que possuem conta no banco receberão valor automaticamente.

14 Mar
Mundo
Bocha e dominó de Nova Erechim se destacam no JISMA 2024

A 52ª edição dos Jogos de Integração dos Servidores Municipais da Amosc (Jisma), foi realizada no último sábado (09) em Paial SC.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.