Notícia

PT e PL disputam cargos na mesa diretora da Câmara dos Deputados

Reeleição de Arthur Lira (PP-AL) para presidência é dada como certa depois de acordo feito para viabilizar a votação da PEC do novo governo.
PT e PL disputam cargos na mesa diretora da Câmara dos Deputados

Mesmo em recesso, deputados federais articulam nova mesa diretora da Câmara. São sete cargos titulares: um presidente, dois vice-presidentes e quatro secretários e quatro suplentes de secretário. Por meio de um acordo feito ano passado com o novo governo para votar e aprovar a Pec da Transição, a reeleição de Arthur Lira, atual presidente, é dada como certa. A disputa segue para demais cargos, principalmente a 1ª vice-presidência.

As duas maiores bancadas, PT e PL, querem a vaga. Normalmente, a representatividade política garante os melhores cargos, e estar na função traz a oportunidade de participar de reuniões importantes como a de líderes, onde são definidos o que será discutido e votado com prioridade, ou seja, a pauta da casa.

“A função garante acesso a mais informações e mais cargos de confiança. Para o estado, em determinadas discussões, o parlamentar que ocupa esse espaço na mesa pode fazer prevalecer ou preservar interesses do seu estado. Mas a questão federativa não está como prioritária, o que define é a força política”, explica o cientista político Leandro Gabiati.

O deputado petista de Santa Catarina, Pedro Uczai, afirmou que a indicação do partido para 1ª vice-presidência é a deputada Maria do Rosária do Rio Grande do Sul. “Essa é a nossa reivindicação porque vamos compor a maioria em um bloco que garanta governabilidade ao presidente Lula e pacifique o espaço do parlamento”, afirmou o deputado.

A deputada Caroline de Toni (PL-SC) foi mencionada pelo colega de partido, o deputado eleito Jorge Goetten como possível indicação para a vice-presidência da casa, mas ainda está em negociação. A posse dos deputados e senadores está marcada para 1º de fevereiro e logo será realizada as indicações e votação para os cargos.

Até o fechamento da reportagem, a deputada Caroline de Toni não tinha se posicionado sobre a possível indicação.

Fonte(s): ND+

Comentários

Últimas notícias

14 Mar
Política
Chapecó terá novo voo diário para Florianópolis a partir de junho

Latam Cargas também vai oferecer primeiro voo internacional cargueiro entre SC e a Europa a partir do mês de abril.

14 Mar
Política
Caixa paga abono salarial aos nascidos em fevereiro a partir desta sexta-feira

Trabalhadores que possuem conta no banco receberão valor automaticamente.

14 Mar
Política
Bocha e dominó de Nova Erechim se destacam no JISMA 2024

A 52ª edição dos Jogos de Integração dos Servidores Municipais da Amosc (Jisma), foi realizada no último sábado (09) em Paial SC.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.