Notícia

Professor que elogiou Hitler em escola de SC é afastado por mais 60 dias, diz Educação

Homem foi filmado defendendo o nazismo em sala de aula. Imagens serão anexadas à inquérito já existente, segundo a Polícia Civil.
Professor que elogiou Hitler em escola de SC é afastado por mais 60 dias, diz Educação

O professor de história da rede estadual de Santa Catarina filmado defendendo Hitler em sala de aula foi novamente afastado por 60 dias, informou a Secretaria de Estado da Educação (SED) na noite de quarta-feira (15).

Segundo o delegado Juliano Baesso, o homem já era investigado por condutas parecidas, que foram denunciadas por alunos da unidade de ensino. No final de 2022, ele foi afastado da função após elogiar o nazismo em um aplicativo de mensagens.

Conforme a pasta, a Coordenadoria Regional de Laguna começou a tomar as medidas cabíveis assim que tomou conhecimento de conduta do professor, "visto que há um processo em andamento".

Elogio a Hitler

O vídeo repercutiu na web na terça-feira (14) e será anexado ao inquérito já existente, informou a polícia.

"O professor chega a apoiar o que ele [Adolf Hitler] fez?", pergunta um aluno. O professor responde que "sim, claro".

Após questionar se alguém está filmando, ele diz: "Eu tenho uma admiração por Hitler".

Em nota, a Secretaria de Estado da Educação (SED), por meio da Coordenadoria Regional de Laguna, informou que começou a tomar "todas as medidas cabíveis" assim que soube da conduta do professor, nesta terça-feira (texto completo no final da matéria).

Em novembro do ano passado, o mesmo professor foi afastado por 60 dias após elogiar o nazismo em um aplicativo de mensagens. Ele afirmou, nas mensagens, que "Hitler foi melhor que Jesus".

De acordo com o delegado à frente do caso, o inquérito que apura a conduta está na fase final e deve ser concluído nos próximos dias.

O professor, que já foi ouvido pela polícia, é investigado pelo crime de apologia ao nazismo.

"Também é investigado um possível crime de discriminação em razão da origem, por alguns comentários efetuados após as eleições", afirma.

Nota da SED

 

A Secretaria de Estado da Educação (SED), por meio da Coordenadoria Regional de Laguna, informa que, assim que tomou conhecimento da conduta do professor na manhã desta terça-feira, 14, começou a tomar todas as medidas cabíveis, visto que há um processo em andamento. O afastamento do professor foi prorrogado 60 dias e a SED informa que irá tomar todas as providências dentro da legalidade.

 

O que a lei brasileira diz sobre apologia do nazismo

 

A apologia do nazismo usando símbolos nazistas, distribuindo emblemas ou fazendo propaganda desse regime é crime previsto em lei no Brasil, com pena de reclusão.

A apologia do nazismo se enquadra na Lei 7.716/1989, segundo a qual é crime:

 

  • Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Pena: reclusão de um a três anos e multa – ou reclusão de dois a cinco anos e multa se o crime foi cometido em publicações ou meios de comunicação social.
  • Fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo. Pena: reclusão de dois a cinco anos e multa.

 

Essa lei é respaldada pela própria Constituição, que classifica o racismo como crime inafiançável e imprescritível. Isso significa que o racismo pode ser julgado e sentenciado a qualquer momento, não importando quanto tempo já se passou desde a conduta.

Inicialmente, não havia menção ao nazismo na legislação, que era destinada principalmente ao combate do racismo sofrido pela população negra.

Apenas em 1994 e 1997 foram incluídas as referências explícitas ao nazismo, por projetos de lei apresentados por Alberto Goldman e Paulo Paim.

 

 

Fonte(s): g1-SC

Comentários

Últimas notícias

14 Mar
Santa Catarina
Chapecó terá novo voo diário para Florianópolis a partir de junho

Latam Cargas também vai oferecer primeiro voo internacional cargueiro entre SC e a Europa a partir do mês de abril.

14 Mar
Santa Catarina
Caixa paga abono salarial aos nascidos em fevereiro a partir desta sexta-feira

Trabalhadores que possuem conta no banco receberão valor automaticamente.

14 Mar
Santa Catarina
Bocha e dominó de Nova Erechim se destacam no JISMA 2024

A 52ª edição dos Jogos de Integração dos Servidores Municipais da Amosc (Jisma), foi realizada no último sábado (09) em Paial SC.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.