Notícia

Prefeito e secretário de Ibirama são presos na 4ª fase da Operação Mensageiro

Operação apura fraudes em licitações e casos de corrupção
Prefeito e secretário de Ibirama são presos na 4ª fase da Operação Mensageiro

O prefeito de Ibirama, Adriano Poffo, e o secretário de Administração, Fábio Fusinato, foram presos preventivamente na 4ª fase da Operação Mensageiro em Santa Catarina, deflagrada na manhã desta quinta-feira (27). A prefeitura do Município informou que os dois passarão por audiência de custódia nesta tarde, em Florianópolis.

Em nota, a Administração Municipal informou que agentes do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizad (GAECO) estiveram nas dependências da Prefeitura coletando documentos referentes aos processos licitatórios dos serviços de coleta de lixo urbano. “Ao considerar que a investigação encontra-se em sigilo de justiça, não há mais informações a serem repassadas. O município permanece a disposição das autoridades para esclarecimentos”, diz a nota.

De acordo com o MPSC, estão sendo cumpridos 18 mandados de prisões preventivas e 65 mandados de busca e apreensão nesta quinta. As novas ordens judiciais expedidas pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) são referentes aos municípios de Imaruí, Presidente Getúlio, Três Barras, Gravatal, Guaramirim, Schroeder, Ibirama, Major Vieira, Corupá, Bela Vista do Toldo, Braço do Norte e Massaranduba.

A ação é coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), Grupo Especial Anticorrupção (GEAC) e pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).

Os mandados foram requeridos pelo Ministério Público após a análise dos depoimentos de testemunhas, dos investigados e das provas coletadas nas primeiras fases da operação. A ação também contou com importante apoio do GAECO do Ministério Público do Distrito Federal, que localizou e efetuou a prisão de um dos investigados que estava em viagem à Capital do país.

Ao todo, até agora, já foram cumpridos 196 mandados de busca e apreensão e 40 mandados de prisão preventiva. Esta 4ª fase da operação ainda corre em segredo de justiça, por determinação legal. Iniciada em dezembro de 2022, a Operação Mensageiro apura fraudes em licitações, casos de corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro no setor de coleta de lixo no Estado.

Fonte(s): SCC

Comentários

Últimas notícias

14 Mar
Santa Catarina
Chapecó terá novo voo diário para Florianópolis a partir de junho

Latam Cargas também vai oferecer primeiro voo internacional cargueiro entre SC e a Europa a partir do mês de abril.

14 Mar
Santa Catarina
Caixa paga abono salarial aos nascidos em fevereiro a partir desta sexta-feira

Trabalhadores que possuem conta no banco receberão valor automaticamente.

14 Mar
Santa Catarina
Bocha e dominó de Nova Erechim se destacam no JISMA 2024

A 52ª edição dos Jogos de Integração dos Servidores Municipais da Amosc (Jisma), foi realizada no último sábado (09) em Paial SC.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.