Notícia

Prefeito é afastado por suspeita de fraude em licitações e desvio de dinheiro público

Polícia Civil deflagrou a operação e apreendeu bens avaliados em R$ 1,1 milhão
Prefeito é afastado por suspeita de fraude em licitações e desvio de dinheiro público
O prefeito de Sangão, Castilho Silvana Vieira (PP), foi afastado e teve bens avaliados em R$ 1,1 milhão apreendidos em operação da Polícia Civil nesta terça-feira (12). A investigação apura suposta fraude em licitações, peculato - ou seja, desvio de dinheiro público - e formação de organização criminosa.
 

Esta foi a 3ª fase da operação Vale do Silício, que tem como alvo crimes relacionados aos contratos de informática na cidade. Segundo a Polícia Civil, além da prefeitura, um mandado de busca e apreensão foi cumprido em uma residência. Foram recolhidos telefones celulares, outros dispositivos de informática e dinheiro em espécie sem origem justificada. 

Os investigados estariam envolvidos em mais de 30 processos de fraude em licitação, peculatos, formação de organização criminosa e outros, segundo a apuração. Ao longo da operação, a 2ª Delegacia Especializada no Combate à Corrupção de Tubarão já cumpriu nove mandados de busca e apreensão, oito prisões e afastou dois servidores.

O prefeito de Sangão foi afastado por 45 dias, e, por ter foro privilegiado, o processo tramita no Tribunal de Justiça de Santa Catarina. A Câmara de Vereadores foi notificada para tomar as providências diante do afastamento. 

Participaram da operação desta terça (12) peritos da Polícia Científica de Santa Catarina e o apoio da Delegacia de Trânsito, crimes Ambientais e do Consumidor (DTCA) da PCSC de Tubarão.

Desdobramentos

A investigação deu origem a operação Cartel do Silício, que apurou o envolvimento de seis empresários no loteamento de contratos de informática de municípios. Eles teriam determinado o valor a ser praticado e o lote correspondente a cada licitante, contratando outros empresários e dividindo os lucros, para frustrar a concorrência. Essa operação cumpriu sete mandados de busca e prisões. 

Fonte(s): NSC

Comentários

Últimas notícias

14 Mar
Polícia
Chapecó terá novo voo diário para Florianópolis a partir de junho

Latam Cargas também vai oferecer primeiro voo internacional cargueiro entre SC e a Europa a partir do mês de abril.

14 Mar
Polícia
Caixa paga abono salarial aos nascidos em fevereiro a partir desta sexta-feira

Trabalhadores que possuem conta no banco receberão valor automaticamente.

14 Mar
Polícia
Bocha e dominó de Nova Erechim se destacam no JISMA 2024

A 52ª edição dos Jogos de Integração dos Servidores Municipais da Amosc (Jisma), foi realizada no último sábado (09) em Paial SC.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.