Notícia

Preço médio pago a produtores de feijão tem alta média de 12% em SC, aponta Epagri

Relatório também traz informações sobre impacto da Guerra na Ucrânia na produção de carne catarinense.
Preço médio pago a produtores de feijão tem alta média de 12% em SC, aponta Epagri

O boletim agropecuário de março, elaborado todos os meses pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), mostrou que houve aumento dos preços pagos aos produtores catarinenses.

No caso do feijão-carioca, por exemplo, o preço pago ao produtor teve alta de mais de 12%. Para o agricultor que planta o feijão-preto, a variação positiva foi de 11,24%.

O relatório também abordou a influência da Guerra da Ucrânia na produção de carne no estado. O boletim foi divulgado na terça-feira (22). Confira o documento completo no site da Epagri.

Para os produtores de milho, o aumento foi de mais de 18% em relação ao mesmo período do ano passado. Os preços pagos aos produtores catarinenses de trigo em fevereiro estavam 18,3% acima dos registrados há um ano.

Também houve aumento do valor pago aos agricultores com lavouras de cebola. A safra 2021/2022 do alimento teve crescimento de 27,19% em relação ao ciclo agrícola anterior, conforme a Epagri.

Outro destaque do boletim agropecuário é o aumento expressivo nas exportações de banana. Entre fevereiro do ano passado e fevereiro de 2022, Santa Catarina aumentou em mais de 179% o valor mensal recebido com as exportações da fruta.

Impactos da Guerra na Ucrânia

O boletim também a influência da guerra nas exportações de carne catarinenses. No caso dos bovinos, o impacto deve ser limitado, já que os dois países não são destinos expressivos do produto. Juntos, eles respondem por 1,17% da receita com a exportação.

A situação é parecida com a do frango. Em 2021, o Estado exportou pouco mais de 23 mil toneladas para a Rússia. Isso representa 2,2% do total vendido ao exterior. A linha é a mesma com as exportações de carne suína.

O principal problema em relação a essas carnes deverá ser o aumento dos custos de produção, já que a Ucrânia é o quarto maior exportador mundial de milho e a Rússia é grande exportadora de fertilizantes e petróleo. Esses produtos são necessários no dia a dia do produtor.

Fonte(s): G1 Santa Catarina

Comentários

Últimas notícias

14 Mar
Aconteceu
Chapecó terá novo voo diário para Florianópolis a partir de junho

Latam Cargas também vai oferecer primeiro voo internacional cargueiro entre SC e a Europa a partir do mês de abril.

14 Mar
Aconteceu
Caixa paga abono salarial aos nascidos em fevereiro a partir desta sexta-feira

Trabalhadores que possuem conta no banco receberão valor automaticamente.

14 Mar
Aconteceu
Bocha e dominó de Nova Erechim se destacam no JISMA 2024

A 52ª edição dos Jogos de Integração dos Servidores Municipais da Amosc (Jisma), foi realizada no último sábado (09) em Paial SC.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.