Notícia

PIB de SC cresce 8,3% em 2021, estima Secretaria de Desenvolvimento

O setor de serviços, que tem o maior peso no indicador (cerca de 68%), alcançou crescimento de 7,6% em 2021.
PIB de SC cresce 8,3% em 2021, estima Secretaria de Desenvolvimento

Santa Catarina encerrou 2021, o segundo ano da pandemia, com crescimento de 8,3% do Produto Interno Bruto (PIB), conforme estimativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE). A alta da geração de riqueza no Estado foi puxada principalmente pelos setores de serviços, comércio e indústria. De acordo com o economista Paulo Zoldan, que coordena a pesquisa, o resultado de SC superou o do PIB brasileiro, que teve alta de 4,6% no ano passado segundo o IBGE, e também o da maior economia do Brasil, São Paulo, que cresceu 5,7% no ano.

A Secretaria de Desenvolvimento faz uma projeção porque os PIBs oficiais dos estados são divulgados um ano depois. A estimativa da pasta para o primeiro ano da pandemia, 2020, foi de -1,1%, mas o dado oficial sairá em dezembro deste ano. No quarto semestre do ano passado, a economia de SC, a exemplo da brasileira, sentiu retração, o que reduziu o ritmo de expansão que vinha desde o início do ano.  

O setor de serviços, que tem o maior peso no indicador (cerca de 68%), alcançou crescimento de 7,6% em 2021. Nesse grupo estão os volumes de serviços e de comércio pesquisados pelo IBGE, além de dados sobre serviços financeiros, públicos e de saúde, que também são incluídos, explica Zoldan. A maior alta, de 8,6%, foi do comércio.

Outro setor que puxou a alta foi a produção da indústria de transformação, que cresceu 10,2% ano passado, segundo o IBGE. Quase todos os ramos cresceram. A única exceção foi a indústria alimentícia, que recuou -10,4%.

A agropecuária catarinense fechou 2021 com retração de --1,6%. O que puxou para baixo foi a agricultura, que teve queda de -6% em função de quebras nas culturas de milho, arroz, fumo, cebola, batata e tomate. A pecuária cresceu 3,5% no ano, mas não foi suficiente para anular a perda da produção no campo.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luciano Buligon, o crescimento de SC ficou acima da média nacional, com os melhores resultados na geração de empregos. Na avaliação dele, além do desempenho positivo no mercado interno, o comércio exterior também ajudou.

- A alta de 8,3% é bastante satisfatória. Outros números que a gente acompanha trazem esse crescimento. O índice IBCR, do Banco Central, nos colocou em segundo lugar no país, com alta de 6,4% no ano passado, atrás apenas do Rio Grande do Sul que cresceu 7,4%. A gente observa a geração de empregos e os dados das pesquisas do IBGE, que têm mostrado Santa Catarina sempre bem-posicionada. Eu faço comparações com os estados do Centro-Sul, que têm economias mais parecidas com a nossa – explica Paulo Zoldan.

Sobre cenários para este ano, o economista avalia que é cedo para fazer projeções, mas vê um quadro mais difícil. Ele lista obstáculos como alta da inflação, dos juros, ainda impactos da pandemia, guerra Rússia-Ucrânia, eleições, desequilíbrio fiscal do governo federal e menos investimentos privados. Contudo, considerando o dinamismo da economia de SC e investimentos públicos, Zoldan acredita que o Estado vai fechar no azul.

Entre as dificuldades, novamente SC enfrenta o problema climático. Mas entre os pontos positivos, estão, além de mais investimentos públicos, elevados investimentos privados também no Estado. Uma série de projetos bilionários e milionários estão sendo implantados e alguns estão em fase final. Além disso, a construção civil continua com bom ritmo. São razões para acreditar que SC vai seguir crescendo e gerando mais empregos do que a média do país.

Mais informações sobre os dados da economia catarinense podem ser obtidas no Boletim de Indicadores Econômicos Fiscais de março, divulgado pela SDE. 

Fonte(s): NSC

Comentários

Últimas notícias

14 Mar
Aconteceu
Chapecó terá novo voo diário para Florianópolis a partir de junho

Latam Cargas também vai oferecer primeiro voo internacional cargueiro entre SC e a Europa a partir do mês de abril.

14 Mar
Aconteceu
Caixa paga abono salarial aos nascidos em fevereiro a partir desta sexta-feira

Trabalhadores que possuem conta no banco receberão valor automaticamente.

14 Mar
Aconteceu
Bocha e dominó de Nova Erechim se destacam no JISMA 2024

A 52ª edição dos Jogos de Integração dos Servidores Municipais da Amosc (Jisma), foi realizada no último sábado (09) em Paial SC.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.