O atual governador Carlos Moisés (Republicanos) aparece à frente na corrida das Eleições 2022 com 23% das intenções de voto na primeira pesquisa eleitoral feita pelo Ipec em SC, contratada pela NSC Comunicação. Em segundo lugar está Jorginho Mello (PL), com 16%, seguido por Esperidião Amin (PP), com 15%. Os dois candidatos estão em empate técnico na segunda colocação devido ao intervalo da margem de erro do levantamento, de três pontos percentuais para mais ou menos.
A pesquisa foi feita entre os dias 20 e 23 agosto e entrevistou 800 pessoas em 39 cidades de SC. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos, e o índice de confiança da pesquisa é de 95%.
Na pesquisa estimulada, quando os entrevistados respondem em quem votariam a partir da lista de candidatos confirmados para as eleições, Moisés teve 23% das respostas. Com a margem de erro, tem entre 20% e 26%. Jorginho, com 16%, com a margem de erro pode variar de 13% a 19%. Amin, que somou 15% na pesquisa, tem de 12% a 18%.
Na sequência da pesquisa aparecem Gean Loureiro (8%), Décio Lima (6%) e Tramontin (2%). Os outros quatro concorrentes têm 1% cada. Brancos e nulos somam 10%. Outros 17% dos entrevistados não sabem ou não responderam.
Rejeição
A pesquisa também perguntou aos entrevistados em qual candidato ao governo de SC o eleitor não votaria de jeito nenhum. Com 27%, Moisés teve a maior rejeição, seguido por Amin (17%), Décio (15%), Jorginho (9%) e Gean (7%). Outros 6% dos entrevistados disseram que poderiam votar em qualquer candidato. Os que não sabem ou não responderam à pergunta somaram 29%.
Chance de vitória
Os entrevistados também responderam quem eles acreditam que vai vencer a eleição, independentemente da sua intenção de voto. Moisés também foi o mais citado nesta parte da pesquisa, com 26% dos entrevistados dizendo acreditar que ele vencerá a disputa. Jorginho (14%), Amin (11%) e Gean (8%) aparecem na sequência, em um empate técnico dentro da margem de erro. Os outros seis candidatos tiveram índices de no máximo 3%. Um total de 35% dos entrevistados não souberam responder.
O Ipec foi criado por ex-executivos do Ibope Inteligência após o seu encerramento. O novo instituto de pesquisa atua na área de consultoria e inteligência em pesquisas de mercado, opinião pública e política.
Ficha técnica
Ipec — Inteligência em Pesquisa e Consultoria
Período avaliado: entre 20 e 23 de agosto de 2022
Amostra: 800 eleitores, em 39 municípios
Margem de erro: a máxima estimada é de 3 (três) pontos percentuais para mais ou para menos
Nível de confiança: 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.
Solicitante: pesquisa contratada por NSC Comunicação
Registro no TRE: sob o número SC-01218/2022
Registro no TSE: sob o número BR-02226/2022
Fonte(s): NSC
Comentários