Agora

Mauro Becker

09:00 - 12:00

Notícia

Organização criminosa com empresários financiou bloqueios ilegais em SC, diz investigação

A conclusão é das investigações que são acompanhadas pelo Ministério Público em Santa Catarina, São Paulo e Espírito Santo.
Organização criminosa com empresários financiou bloqueios ilegais em SC, diz investigação

Uma organização criminosa com base em Santa Catarina e ramificação em outros estados do Brasil, com participação de empresários e agentes públicos, estaria por trás da estrutura, do incentivo e do financiamento dos bloqueios ilegais das estradas. A conclusão é das investigações que são acompanhadas pelo Ministério Público em Santa Catarina, São Paulo e Espírito Santo, e foi repassada ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes.

Nesta terça-feira (8), o procurador-geral de Justiça de SC, Fernando Comin, participou de uma reunião em Brasília a convite de Moraes, acompanhado de representantes do Ministério Público de São Paulo e do Espírito Santo. O ministro chamou os procuradores para conversar no âmbito da ação que apura responsabilidades pelos atos antidemocráticos que se espalharam pelo país após as eleições. A investigação inclui a identificação de lideranças e a responsabilização de autoridades que tenham deixado de cumprir suas funções para restabelecer a ordem.

Comin entregou ao TSE o relatório das apurações conjuntas feitas pelo Gaeco, Polícia Militar de Santa Catarina e Polícia Rodoviária Federal (PRF). O documento aponta que empresários de SC estão por trás da estrutura de alimentação, logística, banheiros químicos, entre outras facilidades que possibilitam os bloqueios ilegais das estradas. Em outros estados, o grupo inclui também políticos com mandato.
Um dos pontos de discussão com o ministro Alexandre de Moraes foi a “subida de tom” dos manifestantes, que na segunda-feira agrediram agentes da PRF em Rio do Sul.

— O direito à manifestação é garantido por lei, mas, quando há pessoas reagindo à abordagem policial com violência, e colocando crianças e idosos como escudo, ultrapassam-se os limites — afirmou Comin.

A identificação dos responsáveis pelo financiamento dos bloqueios é considerada um passo fundamental para a responsabilização de quem está por trás da estrutura das manifestações. Até agora, nenhum líder foi preso.

 

Fonte(s): NSC

Comentários

Últimas notícias

14 Mar
Polícia
Chapecó terá novo voo diário para Florianópolis a partir de junho

Latam Cargas também vai oferecer primeiro voo internacional cargueiro entre SC e a Europa a partir do mês de abril.

14 Mar
Polícia
Caixa paga abono salarial aos nascidos em fevereiro a partir desta sexta-feira

Trabalhadores que possuem conta no banco receberão valor automaticamente.

14 Mar
Polícia
Bocha e dominó de Nova Erechim se destacam no JISMA 2024

A 52ª edição dos Jogos de Integração dos Servidores Municipais da Amosc (Jisma), foi realizada no último sábado (09) em Paial SC.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.