Notícia

Oeste de SC tem a maior obra de sistema de abastecimento de água em execução atualmente

Obra pretende minimizar as dificuldades de captação de água nos municípios de Chapecó, Xaxim, Xanxerê e Cordilheira Alta, saiba +
Oeste de SC tem a maior obra de sistema de abastecimento de água em execução atualmente

Nesta terça-feira (20), a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) concedeu mais detalhes sobre as obras do ‘Projeto Rio Chapecozinho’. Segundo a Casan, o transporte de água bruta por rede de abastecimento percorre uma distância de 58 quilômetros, o que faz do projeto, a maior obra de sistema de abastecimento de água em execução atualmente em Santa Catarina.

Segundo a Companhia, a obra pretende minimizar as dificuldades de captação de água nos municípios de Chapecó, Xaxim, Xanxerê e Cordilheira Alta. Nessas localidades, os mananciais próximos são vulneráveis à constante falta de chuvas. Até o momento, cerca de um terço da obra foi concluída. Com investimento de cerca de R$390 milhões, o Projeto Chapecozinho terá quatro reservatórios, com vazão de 1.250 litros por segundo e uma reserva de água de 17,5 milhões de litros.

“Para problemas grandes, precisamos de grandes soluções, que são grandes obras. Essa é a maior obra na área de saneamento no estado, visando atender esses municípios que sofrem constantemente com o problema da estiagem. A região costuma sofrer muito, pois qualquer tempo sem chuva já começa a complicar o abastecimento. E são cidades pujantes, com economia forte, que precisam de um abastecimento constante e seguro”, reforça Pery Fornari Filho, engenheiro sanitarista e ambiental e Superintendente Regional de Negócios do Oeste da Casan.

De acordo com o engenheiro, o projeto do Rio Chapecozinho pode ser a solução do problema hídrico da região. Quando a estiagem fica mais evidente, são comuns medidas paliativas, visando proporcionar o fornecimento de água à população local. No entanto, o projeto é necessário para que não haja mais situações de falta de abastecimento, o que compromete a segurança hídrica local.

“A gente fez várias ações emergenciais pontuais, com perfuração de poços em Chapecó, foram feitas interligações de sistemas, Xaxim contou com açudes em operação para água bruta visando o abastecimento da população. Em Xanxerê, foram viabilizadas diversas medidas de interligação, caminhões pipa, coisas pequenas, pontuais, mas só vamos conseguir sanar o problema quando a obra estiver pronta”, destaca Pery.

Fonte(s): ClicRDC

Comentários

Últimas notícias

14 Mar
Santa Catarina
Chapecó terá novo voo diário para Florianópolis a partir de junho

Latam Cargas também vai oferecer primeiro voo internacional cargueiro entre SC e a Europa a partir do mês de abril.

14 Mar
Santa Catarina
Caixa paga abono salarial aos nascidos em fevereiro a partir desta sexta-feira

Trabalhadores que possuem conta no banco receberão valor automaticamente.

14 Mar
Santa Catarina
Bocha e dominó de Nova Erechim se destacam no JISMA 2024

A 52ª edição dos Jogos de Integração dos Servidores Municipais da Amosc (Jisma), foi realizada no último sábado (09) em Paial SC.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.