Além de todas as contas do início de ano, os proprietários de veículos têm mais uma preocupação: o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O tributo é obrigatório para todos que não se enquadram nas categorias de isenção, e gera multa com juros em caso de pagamento atrasado.
De acordo com a Secretaria de Estado da Fazenda (SEF), o pagamento do IPVA fora dos prazos resulta em multa acumulado de 0,3% ao dia até o limite de 20%, além de juros mensais equivalentes à taxa Selic ou 1%, o que for maior.
Enquanto o proprietário não fizer o pagamento do imposto, não é possível fazer o licenciamento do veículo. Assim, sem o documento atualizado, o automóvel pode ser apreendido. Além disso, o devedor pode ter o nome inscrito na dívida ativa do Estado.
Carros isentos em SC
Em Santa Catarina, proprietários de carros com mais de 30 anos de fabricação não precisam pagar o IPVA. Confira abaixo alguns modelos que se enquadram nesta categoria de isenção tributária:
Mercedes Benz 190e
Lançado no fim de 1982, o Mercedes Benz 190e só começou a ser importado no Brasil na década de 1990, com a abertura das importações. No entanto, o carro já havia ganhado fama no país antes, quando Ayrton Senna pilotou um desses na Corrida dos Campeões de Nürburgring de 1984.
Volkswagen Gol Gti
O Gol foi o primeiro carro brasileiro a ser exportado e, em 1989, o primeiro nacional a ter injeção eletrônica, feito da versão GTi. Foi sonho de consumo de muitos apaixonados por carro e desejo de colecionadores hoje em dia.
Toyota Hilux
A picape Hilux também desembarcou no Brasil em 1992, importada do Japão no início. Em 1997, passou a ser feita na Argentina. Desde aquela época, a picape já era definida como um produto focado em durabilidade e robustez. Em 30 anos, tem mais de 700 mil unidades vendidas no Brasil.
Toyota Corolla Sedan
Assim como a Hillux, o Toyota Corolla Sedan chegou ao Brasil em 1992 e estava em sua sétima geração. Na época, vinha com motor 1.8 16V quatro cilindros com 115 CV.
Fonte(s): NSC
Comentários