Notícia

Número de internações de crianças com Covid em UTIs aumenta 400% em 15 dias em SC

Secretário de Saúde reforçou necessidade de ampliar vacinação na faixa etária de 5 a 11 anos.
Número de internações de crianças com Covid em UTIs aumenta 400% em 15 dias em SC

taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátricos de Covid-19 cresceu 433% na primeira quinzena de fevereiro em Santa Catarina. Os dados foram levantados pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) e divulgados nesta quarta-feira (16). O secretário, André Motta, destacou a necessidade vacinar crianças de 5 a 11 anos.

Segundo o órgão estadual, no dia 1º de fevereiro, três leitos de UTI pediátricos estavam com crianças em tratamento para Covid-19, o que representava uma taxa de ocupação de 16%. Quinze dias depois, esse número passou para 16 leitos, o que equivale a uma taxa de 73%.

O infectologista pediátrico do Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, Rodrigo Marzola, disse que também observa um aumento exponencial no número de crianças nas UTIs pediátricas.

“No início de fevereiro, havia três crianças internadas em leitos de UTI Covid. Hoje, já são 15 pacientes”, apontou o infectologista.

A SES identificou ainda um aumento de 1094% nas internações por Covid-19 de menores de 15 anos, passando de 16 registros, no período de 28 de novembro de 2021 até 1º de janeiro de 2022, para 191 registros no período de 2 de janeiro a 5 de fevereiro de 2022.

O dado inclui casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Covid-19 hospitalizados em leitos de enfermaria e de terapia intensiva.

Vacinação contra a doença

 Segundo o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, o aumento nas internações de crianças para tratamento de Covid-19 reforça a necessidade de ampliar a vacinação na faixa etária de 5 a 11 anos.

“Proteger as crianças é uma das nossas prioridades nesse momento. Por isso, estamos trabalhando para incentivar pais e responsáveis a levarem seus filhos para os postos de vacinação para receberem a primeira dose da vacina contra Covid-19. Essa ação é fundamental para que o maior número possível de crianças sejam protegidas, garantindo, assim, que não tenhamos mais esse aumento na ocupação de leitos pediátricos e nossas crianças possam frequentar as escolas com segurança”, explicou o secretário.

 

SC tem 67,9 mil casos ativos de Covid; secretário de Saúde faz apelo: 'Cuidem-se'

Atualmente, em Santa Catarina, 129.005 crianças de 5 a 11 anos receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, o que equivale a 20% da cobertura vacinal para essa faixa.

Para o Superintendente de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário, o aumento na taxa de internações pediátricas tem influência da intensa transmissão comunitária da variante ômicron.

Segundo ele, as crianças acabam sendo mais afetadas por terem sido o último grupo contemplado com a vacinação.

 

Covid-19

 

De acordo com o boletim de terça-feira (16), havia 1.555.742 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus no estado desde março de 2020. Até esta data, 21.053 óbitos foram causados pela doença.

Atualmente, há 1.039 leitos de UTI Adulto ativos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado, dos quais 867 estão ocupados, sendo 291 por pacientes com confirmação ou suspeita de Covid-19. A taxa de ocupação de UTI Adulto é de 83,4%.

Fonte(s): G1-SC

Comentários

Últimas notícias

14 Mar
Mundo
Chapecó terá novo voo diário para Florianópolis a partir de junho

Latam Cargas também vai oferecer primeiro voo internacional cargueiro entre SC e a Europa a partir do mês de abril.

14 Mar
Mundo
Caixa paga abono salarial aos nascidos em fevereiro a partir desta sexta-feira

Trabalhadores que possuem conta no banco receberão valor automaticamente.

14 Mar
Mundo
Bocha e dominó de Nova Erechim se destacam no JISMA 2024

A 52ª edição dos Jogos de Integração dos Servidores Municipais da Amosc (Jisma), foi realizada no último sábado (09) em Paial SC.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.