Agora

Mauro Becker

09:00 - 12:00

Notícia

Número de casos ativos de Covid-19 despenca em SC e índice é o menor em 17 meses

Dados mostram que o Estado vive um momento menos delicado da pandemia, e caminha para um processo de estabilização
Número de casos ativos de Covid-19 despenca em SC e índice é o menor em 17 meses

O número total de casos ativos de Covid-19 em Santa Catarina é o menor desde 25 de junho do ano passado. Conforme dados do Painel do Coronavírus da NSC, são 4.380 pacientes em tratamento nesta segunda-feira (29). Os números mostram que o Estado vive um momento menos delicado da pandemia e caminha para um processo de estabilização, apontam especialistas.  

Na segunda-feira passada (22), SC atingiu um número ainda menor de casos ativos (4.272). O que chama atenção é que nas últimas duas semanas, o índice se manteve no melhor patamar em 17 meses, o que ainda não havia acontecido, como expõem os gráficos.

Além disso, na semana passada, o Estado teve o menor número de mortes desde o início de junho.    

Quatro meses sem pacientes à espera de UTI 

Outro indicador que aponta melhora no cenário da pandemia, é que no início de dezembro Santa Catarina vai chegar à marca de quatro meses sem pacientes à espera de UTI.

O Estado vivia um momento delicado no início de 2021, com todas as regiões registrando fila por leitos. O Oeste teve o maior número de pacientes à espera de uma vaga: 181 pessoas, em 7 de março deste ano. 

O mais recente Mapa de Risco, divulgado pelo Governo do Estado, mostra 12 regiões como risco potencial para Covid-19 moderado e cinco regiões como risco potencial alto. Em junho deste ano, todas as áreas estavam em potencial gravíssimo.

Para o infectologista Amaury Mielle, a divulgação da Ômicron, nova variante que surgiu na África do Sul e potencialmente mais transmissível, gera dúvidas sobre os próximos meses.

No entanto, o especialista destaca que o avanço da vacinação e a perspectiva de em breve estarem disponíveis remédios comprovadamente eficazes contra a Covid-19, desenvolvidos pelas farmacêuticas Merck e Pfizer, traz otimismo para o combate à pandemia.

— O panorama daqui pra frente eu acredito que seja um processo de estabilização. Temos que ver como essa Ômicron vai se comportar. Ainda é muito cedo pra dizer. Eu não vejo um cenário grave de mais internações e mortes, mas certamente pode ocorrer aumento de casos. A gente tem também pro ano que vem a possibilidade de drogas antivirais, o que eu acredito que seja um fator que mude a forma de lidarmos com a pandemia — destaca o especialista.  

Números da Covid em SC e no Brasil 

Até esta segunda-feira (29), Santa Catarina tinha um total de 1.232.109 casos confirmados e 19.976 mortes por conta da Covid-19. No Brasil, são 614.314 óbitos desde o início da pandemia.  

Conforme os dados do Monitor da Vacina da NSC, 4,913.717 catarinenses estão completamente imunizados com as duas doses ou dose única da vacina, o que corresponde a 67,75% da população. No país, 62,25% da população está totalmente imunizada.

 

 

 

 

Fonte(s): NSC

Comentários

Últimas notícias

14 Mar
Mundo
Chapecó terá novo voo diário para Florianópolis a partir de junho

Latam Cargas também vai oferecer primeiro voo internacional cargueiro entre SC e a Europa a partir do mês de abril.

14 Mar
Mundo
Caixa paga abono salarial aos nascidos em fevereiro a partir desta sexta-feira

Trabalhadores que possuem conta no banco receberão valor automaticamente.

14 Mar
Mundo
Bocha e dominó de Nova Erechim se destacam no JISMA 2024

A 52ª edição dos Jogos de Integração dos Servidores Municipais da Amosc (Jisma), foi realizada no último sábado (09) em Paial SC.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.