Notícia

Novo piso nacional para professores é suspenso pela Justiça em cidade de SC

Juíza acolheu argumento de que reajuste deveria vir de lei, e não portaria
Novo piso nacional para professores é suspenso pela Justiça em cidade de SC

O município de Palma Sola, no Extremo-Oeste de Santa Catarina, obteve, nesta quarta-feira (18), uma liminar na Justiça para suspender a decisão do Ministério da Educação que determinou aumento de 15% no piso salarial dos professores do ensino básico. A medida judicial expedida pela Justiça Federal no Estado tem caráter provisório e é válida apenas para a cidade catarinense.

Ao proferir a liminar, a juíza Heloisa Menegotto Pozenato, da 2ª Vara Federal de Chapecó, acolheu o argumento do município de que o reajuste só poderia ser estabelecido por lei, conforme prevê a emenda constitucional nº 108/2020. O aumento partiu, no entanto, de uma portaria, a nº 17/2023.

O reajuste foi anunciado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, na segunda-feira (16). Apesar da decisão partir do governo federal, são as prefeituras e governos estaduais que pagam os salários da educação básica.

O governo federal ainda poderá recorrer da decisão ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), por meio da Advocacia-Geral da União (AGU). O Diário Catarinense procurou o órgão para confirmar se isso será feito, mas ainda não obteve retorno.

Fonte(s): NSC

Comentários

Últimas notícias

14 Mar
Santa Catarina
Chapecó terá novo voo diário para Florianópolis a partir de junho

Latam Cargas também vai oferecer primeiro voo internacional cargueiro entre SC e a Europa a partir do mês de abril.

14 Mar
Santa Catarina
Caixa paga abono salarial aos nascidos em fevereiro a partir desta sexta-feira

Trabalhadores que possuem conta no banco receberão valor automaticamente.

14 Mar
Santa Catarina
Bocha e dominó de Nova Erechim se destacam no JISMA 2024

A 52ª edição dos Jogos de Integração dos Servidores Municipais da Amosc (Jisma), foi realizada no último sábado (09) em Paial SC.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.