Notícia

Nova Erechim lança programa de Melhoramento Genético de Gado de leite e corte

Cerca de 75% da renda de Nova Erechim vem da Agricultura e seus produtos.
Nova Erechim lança programa de Melhoramento Genético de Gado de leite e corte

 Cerca de 75% da renda de Nova Erechim vem da Agricultura e seus produtos. Sabendo deste dado e pensando em incentivar ainda mais esse setor, a administração municipal lança o Programa Municipal de Melhoramento Genético de Gado de Leite e Corte.


Conforme o secretário de administração, Renan Carlos Solivo, o programa foi idealizado com a secretaria de Agricultura pensando na otimização de custos e apoio aos produtores de gado. “Sabemos que hoje quando o bezerro nasce macho ele é descartado na propriedade. Queremos com esse programa, dar o incentivo para que o produtor além de poder escolher através do sêmen sexado, invista neste nicho de mercado que é o gado de corte com animais de alto padrão genético”, disse.


Para a execução do programa, um processo de dispensa de licitação foi realizado para a contratação de empresa responsável. O técnico agrícola, Jatir Silveira foi o ganhador do processo e será o executor do programa em Nova Erechim.


Conforme ele, o programa vai unificar o rebanho leiteiro do município, utilizado os animais de alto padrão genético já existentes nas propriedades. “Vamos utilizar o sêmen sexado de fêmeas para agilizar o processo”, explica.


As propriedades serão divididas em três categorias: rebanhos núcleo, rebanhos multiplicadores e rebanhos comerciais. Nas propriedades núcleo serão inseminadas as vacas com mais de 40 litros de produção/dia, com o objetivo de repassar as novilhas as propriedades a serem melhoradas. Já nas propriedades multiplicadoras, serão inseminadas com sêmen sexado somente as vacas que tiverem com a produção acima de 30 litros/dia e nas demais vacas serão usadas para a produção de gado de corte, usando touros produtores de novilhos precoce.


Jatir também explica que nas propriedades comerciais será utilizado somente o sêmen de gado de corte visando o comércio desses animais e eliminando o abate dos bezerros. “As novilhas PO e os animais de corte serão destinados a propriedades especializadas em cria e recria e retornarão as propriedades beneficiadas pelo programa a preços acessíveis”, garantiu o técnico.


Todos os custos do projeto estão a cargo da administração municipal. “Os produtores interessados a fazer parte do programa devem procurar a secretaria de Agricultura ou entrar em contato para que uma visita seja realizada para detalhar o projeto que vem pra somar com nossos produtores”, finaliza o secretário de Administração.

Fonte(s): Nova Erechim

Comentários

Últimas notícias

14 Mar
Política
Chapecó terá novo voo diário para Florianópolis a partir de junho

Latam Cargas também vai oferecer primeiro voo internacional cargueiro entre SC e a Europa a partir do mês de abril.

14 Mar
Política
Caixa paga abono salarial aos nascidos em fevereiro a partir desta sexta-feira

Trabalhadores que possuem conta no banco receberão valor automaticamente.

14 Mar
Política
Bocha e dominó de Nova Erechim se destacam no JISMA 2024

A 52ª edição dos Jogos de Integração dos Servidores Municipais da Amosc (Jisma), foi realizada no último sábado (09) em Paial SC.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.