Agora

Programação Automática.

15:00 - 17:00

Notícia

Nova carteira de identidade é emitida em SC desde novembro; veja como solicitar RG

Estado foi o primeiro do país a adotar novo modelo e já pôs em circulação 139,5 mil documentos com numeração única, conforme Polícia.
Nova carteira de identidade é emitida em SC desde novembro; veja como solicitar RG

Santa Catarina foi o primeiro estado do Brasil a começar a emitir a nova carteira de identidade, com número único. A operação se iniciou em novembro do ano passado. Desde então, 139,5 mil documentos com numeração única foram postos em circulação pelo estado catarinense, informou a Polícia Científica nesta quarta-feira (23).

Este novo modelo de carteira de identidade foi anunciado pelo governo federal nesta quarta. A ideia é unificar o número do documento com todas unidades da federação por meio do Cadastro de Pessoas Física (CPF).

Apesar do anúncio, não é preciso correr para fazer a nova carteira. De acordo com a norma estabelecida pelo governo federal, o RG atual continuará valendo por até 10 anos para população de até 60 anos. Para quem tem mais de 60 aos, o documento ainda será aceito "por prazo indeterminado".

Como pedir a nova carteira de identidade em SC

É preciso fazer agendamento no site da Polícia Científica. Nesse local, também é possível encontrar os documentos necessários, que variam dependendo se a pessoa é solteira ou casada, ou menor de idade. É obrigatório levar fotos no caso de crianças de até 3 anos ou nas unidades que não tenham biometria.

Quem for fazer o documento pela primeira vez não paga. Para quem já tem uma carteira de identidade com número de RG, a segunda via custa R$ 44,79. Outras informações podem ser encontradas no site da Polícia Científica catarinense.

Combate a fraudes

O diretor de Identificação da Polícia Científica, perito Fernando de Souza, explica que o processo de emissão do novo documento possui diversas etapas de verificação, com análise de setores diferentes, em sistemas interligados que permitem identificar erros, fraudes e eventuais inconsistências do cadastro, tais como números de carteira de identidade e CPF duplicados.

“Temos um ganho significativo no combate e eliminação de fraudes, além de aumentar as chances de encontrar crianças sequestradas e pessoas desaparecidas ao usar uma numeração única no Brasil. Vale destacar que o lançamento da nova identidade não tira a validade dos documentos atuais. Por isso, não há necessidade de correr para solicitar um novo RG. No futuro, a tendência é que seja adotado exclusivamente um documento unificado”, explica.

Fonte(s): G1-SC

Comentários

Últimas notícias

14 Mar
Aconteceu
Chapecó terá novo voo diário para Florianópolis a partir de junho

Latam Cargas também vai oferecer primeiro voo internacional cargueiro entre SC e a Europa a partir do mês de abril.

14 Mar
Aconteceu
Caixa paga abono salarial aos nascidos em fevereiro a partir desta sexta-feira

Trabalhadores que possuem conta no banco receberão valor automaticamente.

14 Mar
Aconteceu
Bocha e dominó de Nova Erechim se destacam no JISMA 2024

A 52ª edição dos Jogos de Integração dos Servidores Municipais da Amosc (Jisma), foi realizada no último sábado (09) em Paial SC.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.