Mapear e fortalecer lideranças, estimular a compra e valorização do comércio local e implementar melhorias na infraestrutura das empresas. Esses foram alguns dos pontos que necessitam aperfeiçoamento identificados pela Administração Municipal de Nova Erechim em parceria com o Sebrae/SC e a Associação Comercial e Industrial/Câmara de Dirigentes Lojistas (ACINE/CDL) e que serão desenvolvidos por meio do programa Agente Territorial Sebrae (ATS).
A novidade é que a partir de 2023 o município contará com os serviços da Sala do Empreendedor e de um agente de desenvolvimento para auxiliar nas demandas dos micro e pequenos empresários. Para organizar o trabalho, o prefeito de Nova Erechim, Ditcho Ferla, recebeu, recentemente, a agenda setorial do ATS.
A entrega foi feita pelo recém nomeado agente de desenvolvimento, Renan Luís Gasparin, a agente territorial do Sebrae/SC, Fernanda Ben, a consultora credenciada ao Sebrae/SC, Simone Grobe, e a gestora regional do programa Cidade Empreendedora na gerência regional oeste do Sebrae/SC, Gabriela da Costa Hemming.
O ATS auxiliará no processo de implementação e continuidade de programas e projetos contidos na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (Lei 123/2006). Para Gasparin, o agente de desenvolvimento formará um elo entre a prefeitura e a sociedade Nova Erechinense, prestando apoio aos empreendedores locais, além de incentivar, instruir e fomentar futuros negócios.
"Em setembro o prefeito e o secretário de Administração, Renan Solivo, me convidaram para assumir o cargo de agente de desenvolvimento. Fiquei muito feliz porque já tive empresa e sei como são difíceis algumas questões burocráticas. Esse novo cargo é uma oportunidade única para o desenvolvimento do município e dos empresários. A seriedade que tanto o prefeito quanto o secretário têm dado ao assunto mostra o compromisso do Poder Público com seus munícipes", destaca Gasparin.
O agente de desenvolvimento salienta que no levantamento de necessidades feito por meio do ATS foram elencadas algumas questões que já estão sendo prioridades na Administração Municipal como, por exemplo, a questão da habitação, saúde e infraestrutura. "Estamos com 65 casas populares em construção, foram contratados dois novos médicos por meio de licitação e asfaltadas no mínimo 12 ruas. O ano de 2023 será um marco na história de Nova Erechim", afirma ao enaltecer a importância da parceria com o Sebrae/SC neste processo.
DESENVOLVIMENTO LOCAL
O prefeito salienta que o município de Nova Erechim é formado, em sua maioria, por micro e pequenas empresas e, por isso, desde o início de sua gestão, há dois anos, o Poder Público investe em parcerias com o Sebrae/SC, que realiza um amplo trabalho de incentivo ao crescimento dos MEIs (microempreendedores individuais) com foco no desenvolvimento econômico sustentável.
"Nosso objetivo com o ATS é engajar o poder público e as lideranças locais melhorando o ambiente de negócios e promovendo políticas voltadas para o crescimento de Nova Erechim. Nos propomos a avançar em diversos temas geradores de desenvolvimento local, constituindo-se numa importante ferramenta de incentivo ao empreendedorismo e de conexão do poder público com a iniciativa privada. A partir de 2023, com a Sala do Empreendedor e o agente de desenvolvimento, ofereceremos todo o suporte necessário dos empreendedores, ouvindo suas demandas e buscando solucioná-las", afirma o prefeito.
Ferla também cita outras prioridades elencadas pela Administração Municipal e a iniciativa privada, com o apoio do Sebrae/SC. "Vamos contribuir com a qualificação das empresas para o marketing de negócios, aplicar melhorias a eficiência no processo produtivo e competitividade do mercado das empresas locais, aprimorar a competição dos negócios e ofertar linhas de crédito de acordo com cada perfil empresarial. Essas são apenas alguns dos pontos elencados por meio do ATS e que serão realizados. Agradecemos ao Sebrae/SC por essa importante parceria", acrescenta.
EMPREENDEDORISMO EM FOCO
A consultora responsável pela coordenação do ATS na região oeste, Beatriz Silveira, reforça que o ATS prestará consultoria e acompanhará estratégias de desenvolvimento econômico, políticas públicas e a articulação de uma rede de agentes regionais de fomento ao empreendedorismo local. Segundo ela, os micro e pequenos empresários precisam de um ambiente propício para o seu desenvolvimento.
"A Sala do Empreendedor oferecerá essa infraestrutura adequada com serviços e conhecimentos integrados por meio da atuação do agente de desenvolvimento, além de políticas e regulações que incrementem sua competitividade e sustentabilidade".
De acordo com o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, a atuação do ATS nos municípios cria uma articulação e mobilização em torno do desenvolvimento local com foco no empreendedorismo. "Entendemos, enquanto Sebrae/SC, que os MEIs têm um papel fundamental no crescimento territorial de um município. Com recursos, atores e processos aplicados em prol disso, é possível expandir cada vez mais", finaliza.
Fonte(s): A SUA VOZ
Comentários