Agora

Mauro Becker

09:00 - 12:00

Notícia

Mundo está entrando na 4ª onda da covid-19, alerta diretora da OMS

Estamos vendo a ressurgência de casos de covid-19 na Europa.
Mundo está entrando na 4ª onda da covid-19, alerta diretora da OMS

A diretora-geral de acesso a medicamentos e produtos farmacêuticos da Organização Mundial da Saúde (OMS), Mariângela Simão, alertou, na tarde de 2ª feira (22.nov), que o mundo está entrando em uma quarta onda da pandemia do novo coronavírus. Segundo ela, o vírus continua evoluindo com variantes mais transmissíveis, o que impacta em uma maior disseminação da doença por meio da flexibilização das medidas sanitárias.

Estamos vendo a ressurgência de casos de covid-19 na Europa. Tivemos nas últimas 24 horas mais de 440 mil novos casos confirmados. E isso que há subnotificação em vários continentes. O mundo está entrando em uma quarta onda, mas as regiões têm tido um comportamento diferente em relação à pandemia", declarou Mariângela durante conferência do Congresso Brasileiro de Epidemiologia.

Para ela, os novos picos na Europa se devem à abertura e flexibilização das medidas de distanciamento, além do uso inconsistente de medidas de prevenção. "O aumento da cobertura vacinal não influencia na higiene pessoal, mas tem associação com diminuição do uso de máscaras e distanciamento social. Além disso, há desinformação, mensagens contraditórias que são responsáveis por matar pessoas", ressaltou.

Outro problema grave que influencia no aumento de transmissão é a desigualdade dos países no acesso às vacinas. Segundo Mariângela, mais de 7,5 bilhões de doses já foram aplicadas no mundo, mas em nações de baixa renda ainda há menos de 5% das pessoas contempladas com ao menos uma dose. "Um dos fatores foi o fato de os produtores terem feito acordos bilaterais com países de alta renda e não estarem privilegiando vacinas para países de baixa renda", afirmou.

O futuro da pandemia, conforme análise da diretora, depende dos seguintes fatores: imunidade populacional; acesso a medicamentos; comportamento das variantes; e adoção de medidas sociais de saúde pública e de prevenção. Ela lembrou que a imunização reduz as hospitalizações, mas não interrompe a transmissão do vírus.
 



Fonte(s): SBT NEWS

Comentários

Últimas notícias

14 Mar
Mundo
Chapecó terá novo voo diário para Florianópolis a partir de junho

Latam Cargas também vai oferecer primeiro voo internacional cargueiro entre SC e a Europa a partir do mês de abril.

14 Mar
Mundo
Caixa paga abono salarial aos nascidos em fevereiro a partir desta sexta-feira

Trabalhadores que possuem conta no banco receberão valor automaticamente.

14 Mar
Mundo
Bocha e dominó de Nova Erechim se destacam no JISMA 2024

A 52ª edição dos Jogos de Integração dos Servidores Municipais da Amosc (Jisma), foi realizada no último sábado (09) em Paial SC.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.