Todos nós temos algum sonho, e para torná-lo realidade o principal fator é que não podemos desistir. Além disso, todos os dias temos que correr atrás dos nossos objetivos para que isso se realize.
Para a atleta do Botafogo, Julia Buratti, isso não foi diferente. Desde criança, Julia sempre sonhou ser jogadora de futebol profissional. Seus pais sempre foram o seu porto seguro e falavam para a atleta nunca desistir dos seus sonhos, pois um dia ela iria conseguir realizar todos eles.
Sempre com o apoio da família, Julia começou a jogar quando tinha 7 anos de idade. Seus pais a colocaram em uma escolinha de futsal de Pinhalzinho. “Desde que comecei a treinar no (APEFF) e a jogar campeonatos pela cidade, fui campeã e artilheira em algumas competições. Com isso, comecei a ganhar destaque e visibilidade na região”, diz a jogadora.
Aos 14 anos Julia foi jogar na Chapecoense, onde foi o seu primeiro clube profissional. Dentro da equipe, a atleta começou a se destacar por conta da sua habilidade, chamando a atenção de todos. “Na Chapecoense pude aprender tudo sobre o futebol de campo. Participei de vários campeonatos, onde em um deles foi o Campeonato Catarinense e fomos campeãs invictas”, afirma.
A carreira de Julia foi ganhando visibilidade nacional por conta de suas boas atuações ao longo das competições em que participava. De Chapecó a jogadora ganhou a oportunidade de disputar o Campeonato Brasileiro sub-16 para a equipe de Iranduba, clube que fica no estado do Amazonas.
Sempre fazendo bons jogos para a equipe Amazonense, a jogadora logo foi convocada para a Seleção Brasileira de Futebol Feminino sub-17. “Foi uma sensação inesquecível poder estar treinando com as melhores do Brasil. Passei duas semanas treinando com o grupo. Lá pude aprender muitas coisas que trago até hoje para a minha carreira profissional”, explica a atleta.
Na volta da seleção, Julia foi convidada para jogar no Palmeiras. Ela conta que atuou no clube paulista por um ano. “No Palmeiras foram muitos altos e baixos, tanto é que no final de 2021 recebi a proposta para vir jogar no time principal do Botafogo. Aceitei esse novo desafio e vim. Aqui pude aprender a lidar melhor com as dificuldades, e estou aprendendo diariamente com o grupo a superar todos os obstáculos de atleta e da minha vida pessoal. Aqui no Botafogo, aprendi que ficar longe da família às vezes é preciso para que você consiga realizar seus sonhos, mas claro nunca se esquecendo deles, pois é por conta dos nossos familiares que nós estamos aqui realizando uma parte dos nossos sonhos”, comenta.
Durante um ano de muitos altos e baixos por conta de algumas lesões que sofreu ao longo dos campeonatos que disputou, Julia explica que conseguiu dar a volta por cima e conquistar o título do Campeonato Carioca pelo Botafogo graças à união da equipe. “Esse título pra mim foi uma conquista muito importante e especial, pois lutamos do começo ao fim desde o começo do campeonato, passamos por alguns obstáculos no meio do caminho e conseguimos passar por cima. Esse ano sofri com três lesões onde fiquei fora por um mês e meio. Fiquei outros dois jogos do campeonato fora e esses jogos foram muito importantes para o time”, pontua.
A atleta explica que é um sentimento muito especial conquistar esse título e jogar no Botafogo “Sempre fui bem recebida pelas atletas, comissão técnica, diretoria e a torcida do Botafogo. Graças a Deus consegui dar a volta por cima e ser campeã carioca. Hoje recuperada, posso estar junto com o grupo novamente ajudando nos demais campeonatos. O título foi um sentimento de muita alegria e não poderia ser diferente”, garante Julia.
Fonte(s): A SUA VOZ
Comentários