Notícia

Justiça suíça pede prisão do Presidente do PSG e de ex-dirigente da Fifa

Desde 2015, a Justiça da Suíça investiga diversos escândalos no futebol por parte da dupla.
Justiça suíça pede prisão do Presidente do PSG e de ex-dirigente da Fifa

Nesta quarta-feira (09), o Ministério Público de Justiça da Suíça, fez o pedido de prisão de  28 meses para o Presidente do Paris Saint-Germain e da empresa belN Media, Nasser Al Khelaifi e também do ex-secretário geral da Fifa, Jerome Valcke, por “acordo corrupto”, relacionado a Copa do Mundo de 2026 e 2030.

Os dois, são acusados de “suspeitas de corrupção”, feito às escondidas da Fifa, para que a belN Media, ganhasse os direitos de transmissões da Copa do Mundo de 2026 e 2030. Ambos não podem ser julgados por corrupção privada, pois a Fifa retirou a queixa ainda em janeiro de 2020 após acordo com o presidente do PSG. Desta forma, trata-se apenas de “suborno”.

Desde 2015, a Justiça da Suíça investiga diversos escândalos no futebol por parte da dupla. No primeiro julgamento envolvendo os dirigentes, o Tribunal Penal Federal da Suíça alegou que Jerome Valcke, apoiou a atribuição dos direitos de transmissão à belN Media, em troca de uma mansão na Itália no fim de 2013. Valcke, admitiu que pediu ajuda a Khelaif para financiar a casa. 

Em abril de 2014, poucos meses depois do ocorrido, a Fifa entrou em acordo com Khelaiff e assinou contrato para as transmissões da Copa do Mundo de 2026 e 2030 para Norte da África e Oriente Médio. Nasser Al Khelaifi e Jerome Valcke afirmaram que o “acordo foi mais vantajoso para a Fifa”, devido a valorização de 60% das receitas em relação às Copas de 2018 e 2022.

A promotora federal Cristina Castellote, solicitou cumprimento das prisões dos envolvidos.

Comentários

Últimas notícias

14 Mar
Esportes
Chapecó terá novo voo diário para Florianópolis a partir de junho

Latam Cargas também vai oferecer primeiro voo internacional cargueiro entre SC e a Europa a partir do mês de abril.

14 Mar
Esportes
Caixa paga abono salarial aos nascidos em fevereiro a partir desta sexta-feira

Trabalhadores que possuem conta no banco receberão valor automaticamente.

14 Mar
Esportes
Bocha e dominó de Nova Erechim se destacam no JISMA 2024

A 52ª edição dos Jogos de Integração dos Servidores Municipais da Amosc (Jisma), foi realizada no último sábado (09) em Paial SC.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.