Notícia

Justiça libera operação do "uber do ônibus" em Santa Catarina

Isto facilita a circulação dos aplicativos porque eles fretam ônibus de empresas para operar as viagens contratadas pelos usuários.
Justiça libera operação do

Uma decisão desta terça-feira (21) do juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública de Florianópolis, Laudenir Fernando Petroncini, liberou a operação da Buser em Santa Catarina. A empresa é conhecida como a "Uber dos ônibus" por fazer viagens compradas por aplicativo sem a necessidade de operação através das companhias convencionais. Na prática, a determinação de Petroncini revoga uma liminar que proibia a startup de intermediar viagens intermunicipais em território catarinense.

A ação que impedia a circulação da Buser e outras empresas de tecnologia que fazem a intermediação de viagens intermunicipais havia sido protocolada no Judiciário pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de Santa Catarina (SETPESC). No entanto, o juiz entendeu nesta terça-feira que o decreto estadual publicado em 2021 pelo governo de SC promoveu uma nova regulamentação no serviço de transporte intermunicipal de passageiros em regime de fretamento.

Com isso, o regramento possibilita que as empresas operem e tenham condições específicas para circulação. Petroncini destacou que se a Buser e as empresas fretadoras credenciadas na plataforma estiverem prestando serviços com observância das regras “não estará caracterizada a prestação de serviço de transporte público de passageiros”. O decreto estadual, na prática, regra o fretamento. Isto facilita a circulação dos aplicativos porque eles fretam ônibus de empresas para operar as viagens contratadas pelos usuários.

Em um dos trechos da decisão, o magistrado diz que o Estado não detém o monopólio do serviço de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros, e muito menos são titulares de tal monopólio as empresas representadas pelo sindicato envolvido na ação. Por fim, Petroncini ressalta que o decreto estadual foi um fato novo capaz de revogar a liminar inicial que impedia a circulação do Buser.

Fonte(s): NSC

Comentários

Últimas notícias

14 Mar
Aconteceu
Chapecó terá novo voo diário para Florianópolis a partir de junho

Latam Cargas também vai oferecer primeiro voo internacional cargueiro entre SC e a Europa a partir do mês de abril.

14 Mar
Aconteceu
Caixa paga abono salarial aos nascidos em fevereiro a partir desta sexta-feira

Trabalhadores que possuem conta no banco receberão valor automaticamente.

14 Mar
Aconteceu
Bocha e dominó de Nova Erechim se destacam no JISMA 2024

A 52ª edição dos Jogos de Integração dos Servidores Municipais da Amosc (Jisma), foi realizada no último sábado (09) em Paial SC.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.