Desfalcado de três titulares do meio-campo, o Inter fez uma partida para orgulhar a torcida no Maracanã. Diante do poderoso Flamengo de Pedro, Gabigol, Arrascaeta e cia, o Colorado contou com uma grande atuação do sistema defensivo para segurar o 0 a 0 na noite desta quarta-feira (5), manter a vice-liderança do Brasileirão e ampliar para três pontos a vantagem sobre o Fluminense, atual terceiro colocado na tabela.
O Colorado volta a campo no domingo, às 11h, para enfrentar o Goiás, no Beira-Rio. Carlos de Pena e Johnny estarão de volta. Há possibilidade de Mano Menezes poder contar também com o goleiro Daniel e com os atacantes Wanderson e Taison.Sem contar com Gabriel, Johnny e Carlos de Pena, Mano optou por substitutos que entraram nos últimos jogos. Assim, Liziero, Edenilson e Alan Patrick foram titulares no Maracanã. No lado vermelho e preto, Dorival Jr. montou o seu 11 ideal tendo no setor ofensivo o poderoso quarteto formado por Everton Ribeiro, Arrascaeta, Gabigol e Pedro.
Não apenas pela escalação, mas a postura do Inter foi de tentar fazer duelo franco com o Flamengo no Maracanã. A partida teve as duas equipes alternando chances de gol logo no começo. A primeira chegada foi rubro-negra, aos 3, com João Gomes, e Edenilson fez o corte. A resposta veio em falta batida por Alan Patrick, que Santos pegou firme.
A aposta do Inter era de explorar o setor direito da defesa do Flamengo. Por ali, Pedro Henrique foi buscado constantemente pelos companheiros para aproveitar os espaços deixados por Rodinei. Foi por esse setor que os gaúchos quase abriram o placar aos 14. Maurício cruzou e Alan Patrick chutou de primeira. Santos estava batido quando Léo Pereira apareceu para salvar quase em cima da linha.
As ações mais perigosas do Flamengo vieram por dois nomes: Pedro e Arrascaeta. Aos 15, o uruguaio cruzou na medida para o centroavante, que desviou para uma grande defesa de Keiller. O goleiro colorado apareceu bem novamente aos 22 para espalmar um chute de Arrascaeta. A bola sobrou para Pedro, que mandou para fora com o gol aberto.Com o tempo passando, o Inter foi perdendo um pouco a capacidade de pressionar a bola e passou a marcar mais perto de sua área. Nesse momento, o Flamengo conseguiu variar mais seu jogo e levou perigo pela esquerda. Assim, os rubro-negros tiveram uma chance clara em cruzamento de Filipe Luís para Pedro.
O centroavante se antecipou a Mercado, mas não conseguiu superar Keiller, que fez uma bela defesa. Nos acréscimos, Arrascaeta ainda arriscou um chute de fora da área, que passou perto da trave direita do goleiro colorado. O placar do primeiro tempo ficou em 0 a 0, tendo um número equilibrado de finalizações: 10 a 9 para os mandantes.Os dois treinadores pareceram satisfeitos com os desempenhos de seus times e não fizeram mudanças na volta para a etapa final, que começou com o Flamengo tendo a bola no campo de ataque, mas sem conseguir finalizar. O Inter foi mais direto. Teve menos a posse, mas chegou duas vezes com perigo antes dos 15 minutos. Ambas com Pedro Henrique. Na primeira, Santos fez a defesa. Depois, o atacante colorado chutou para fora.
Diante da falta de conclusões, Dorival Jr. optou por mexer na sua equipe. E foram três trocas: Matheuzinho, Vidal e Everton Cebolinha nos lugares de Rodinei, João Gomes e Arrascaeta.Com fôlego novo e mais ofensivo, o Flamengo quase marcou aos 18. Gabigol acertou um belo chute de primeira, mas encontrou Keiller no caminho. O goleiro colorado fez mais uma bela defesa na partida para manter o 0 a 0.
Mano respondeu às mudanças de Dorival com duas trocas e uma alteração no sistema tático. Moledo e Romero entraram nas vagas de Maurício e Pedro Henrique. O Inter, então, passou a ter uma linha de cinco defensores formada por Bustos, Vitão, Moledo, Mercado e Renê.O jogo ganhou ainda mais o cenário de ataque contra defesa com o Flamengo conseguindo entrar na área do Inter se aproveitando das jogadas que iniciavam pelos lados do campo. Aos 26, Bustos errou e Everton Cebolinha teve a oportunidade. O ex-atacante do Grêmio só não marcou o gol porque Moledo fez um corte providencial.
Mano fez mais duas mudanças antes dos 30 minutos. Cansados, Alan Patrick e Alemão saíram para as entradas dos garotos Estêvão e Lucas Ramos. Logo depois, Thauan Lara entrou na vaga de Mercado, um dos destaques da noite.A mudança fez com que Renê passasse a atuar como zagueiro, mantendo a linha de cinco defensores que foi efetiva para segurar o poderia ofensivo dos cariocas. Desfalcado, o Inter segurou o 0 a 0 e ampliou a invencibilidade no Brasileirão.
Fonte(s): Gaúcha/ZH
Comentários