O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu inscrições para 2.618 vagas temporárias. Dessas, 2.314 vagas são para recenseador em 234 municípios catarinenses, e 304 para Agente Censitário Superior (ACS) em 143 cidades. As inscrições começaram nesta quarta-feira (14) e vão até a próxima sexta (16).
No Brasil são 8.231 oportunidades em 21 estados. A maior quantidade de vagas para recenseador estão concentradas em Florianópolis, com 211 postos de trabalho abertos, Joinville, com 150, Itajaí, com 133, São José, com 126, e Blumenau, com 100.
Já para agentes censitários, há seis vagas em Tubarão e quatro em Benedito Novo. Nos demais municípios, o número varia de duas a três vagas, mesmo para Florianópolis, Blumenau e Joaçaba.
O quadro completo de vagas por cidade está disponível no site do IBGE. O edital contempla 448 cotas para Pessoas Pretas ou Pardas (PPP) e 145 para Pessoas com Deficiência (PcD).
Quanto tempo dura o contrato?
O contrato de trabalho dos recenseadores tem duração de três meses, podendo ser prorrogado com base na necessidade das atividades previstas para o Censo.
Para os agentes, o tempo mínimo é de 5 meses, também com possibilidade de prorrogação. Neste caso, a inscrição será única. Serão oferecidas vagas de agente censitário municipal (ACM) aos candidatos que obtiverem melhor classificação no processo seletivo.
Qual é o salário?
A remuneração para recenseadores será por produção, calculada por setor censitário e outras condições de trabalho conforme taxas fixadas e de conhecimento prévio do recenseador.
Para os agentes censitários municipais, a remuneração mensal será de R$ 2.100; para agentes censitários supervisores, R$ 1.700.
Qual é a carga de trabalho?
No caso dos recenseadores, é recomendável o mínimo 25 horas semanais, além da participação obrigatória no treinamento para o cargo. Para o cargo de agente, são 8h diárias -40h semanais.
Como se inscrever?
Para se inscrever, o candidato deverá comparecer a um dos postos de inscrição do IBGE, relacionados no Anexo I da versão completa do edital, e entregar o formulário de inscrição, disponível no Anexo III do edital na íntegra. Não será cobrada taxa de inscrição.
Quais são os pré-requisitos das duas funções?
O pré-requisito de escolaridade para a função de recenseador é o ensino fundamental completo. Já para os agentes censitários, é necessário o ensino médio completo.
O IBGE exige também que os interessados tenham "capacidade auditiva e de comunicação verbal para realizar entrevistas e coletar dados fazendo uso de dispositivo móvel de coleta", bem como capacidades motoras para fazer a pesquisa em locais de difícil acesso, como morros ou áreas rurais, além de habilidade para manusear o aparelho que colhe as respostas do Censo.
Além disso, para se candidatar, é necessário ter:
- No mínimo 18 anos e ensino fundamental completo
- Estar em dia com as obrigações eleitorais
- Ter pleno gozo dos direitos políticos
- Ter aptidão física e mental para o cargo
- Nacionalidade brasileira ou portuguesa.
Candidatos com deficiência deverão marcar opção específica para essa condição no formulário e apresentar laudo médico expedido há, no máximo, 12 meses.
Além disso, os candidatos não podem possuir empresas em seu nome ou como sócios, incluindo os MEI (Microempreendedor Individual).
Como é feita a seleção?
A seleção dos candidatos será feita por análise curricular dos inscritos.
Fonte(s): NSC
Comentários