Agora

Douglas Solivo

05:30 - 07:59

Notícia

Homem é picado por cobra peçonhenta em SC e resgatado por helicóptero da PM pela gravidade

Morador também foi entubado pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado ao hospital em Lages.
Homem é picado por cobra peçonhenta em SC e resgatado por helicóptero da PM pela gravidade

Um homem de 31 anos foi picado por uma cobra peçonhenta em Cerro Negro, na Serra de Santa Catarina, e precisou ser resgatado pelo helicóptero da Polícia Militar. Ele foi levado às pressas ao Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, em Lages. O caso aconteceu na segunda-feira (6).

O morador também foi entubado pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Segundo o Batalhão de Aviação da Polícia Militar, o atendimento até a unidade de saúde precisou ser feito pelo Águia 4 da PM devido a gravidade da situação.

Não foi divulgada a espécie da serpente que picou o morador. A unidade de saúde em que homem foi hospitalizado confirmou que uma pessoa deu entrada por causa de picada de cobra, mas a vítima tinha 20 anos e deu alta no mesmo dia. Até as 21h15 não havia informações sobre o paciente de Cerro Negro.

De janeiro a novembro de 2020, o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina atendeu 1.004 ocorrências envolvendo serpentes. No mesmo período deste ano, foram 1.163 casos.

 

Segundo o biólogo e professor de ecologia e zoologia da Universidade Federal de Santa Cataria (UFSC), Selvino Neckel, o aparecimento de cobras e animais peçonhentos acabam sendo mais frequentes no verão, quando o tempo fica mais seco e quente.

Além disso, a bióloga Taciana Seemann, do Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC), afirmou que a perda do habitat natural das serpentes aproxima a interação entre os animais e humanos.

"Isso forçosamente faz com que elas [serpentes] acabem se deslocando e procurando outros ambientes, muitas vezes até próximo de residências", disse.

O que fazer em caso de picada?

 

Caso seja picado por uma cobra, não se deve amarrar o local. O torniquete pode aumentar o risco de necrosar o local e resultar até em amputação;

 

  • não se deve cortar o local, fazer perfurações ou sucção;
  • o local da picada deve ser lavado com água e sabão;
  • a vítima deve ser levada o mais rápido possível ao hospital;
  • é importante tentar identificar a serpente (pode ser por foto, se possível) pois isso facilitará para escolha do soro antiofídico a ser aplicado.

Onde ligar

  • Entre em contato com os Bombeiros (193) ou com a Polícia Ambiental da sua cidade (190);
  • em caso de acidente com serpente, entre em contato com o Samu (192), os Bombeiros (193) ou se dirija ao hospital público mais próximo;
  • dúvidas ou orientações sobre procedimentos de primeiros socorros podem ser esclarecidas com o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC), pelo telefone: 0800 643 5252.

Fonte(s): G1-SC

Comentários

Últimas notícias

14 Mar
Aconteceu
Chapecó terá novo voo diário para Florianópolis a partir de junho

Latam Cargas também vai oferecer primeiro voo internacional cargueiro entre SC e a Europa a partir do mês de abril.

14 Mar
Aconteceu
Caixa paga abono salarial aos nascidos em fevereiro a partir desta sexta-feira

Trabalhadores que possuem conta no banco receberão valor automaticamente.

14 Mar
Aconteceu
Bocha e dominó de Nova Erechim se destacam no JISMA 2024

A 52ª edição dos Jogos de Integração dos Servidores Municipais da Amosc (Jisma), foi realizada no último sábado (09) em Paial SC.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.