Agora

Vanessa Klein

08:00 - 10:00

Notícia

Havan é impedida pela Justiça de construir loja em Blumenau

Decisão liminar da Justiça Federal defende que construção causaria impactos negativos ao patrimônio histórico da região.
Havan é impedida pela Justiça de construir loja em Blumenau

A Justiça Federal suspendeu o projeto de construção de uma nova loja da Havan no Centro Histórico de Blumenau, no Vale do Itajaí, atendendo a pedido do Ministério Público Federal (MPF). A decisão liminar, emitida na segunda-feira (22), afirma que a obra causaria impactos negativos para o patrimônio histórico da região. Empresa pode recorrer.

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e prefeitura de Blumenau também são réus na ação.

O MPF argumenta que as avaliações dos órgãos teriam levado em conta apenas o impacto a dois imóveis vizinhos tombados - a Igreja do Espírito Santo e o Museu da Família Colonial - e não ao ambiente como um todo.

“À primeira vista, tanto o Iphan, quanto a Fundação Catarinense de Cultura e o Município de Blumenau aprovaram um projeto de construção que não é harmônico com o patrimônio histórico de Blumenau, mormente porque situado na região onde Blumenau nasceu”, diz o despacho judicial.

g1 SC tentou contato com a Havan, mas não teve retorno até a última atualização da matéria. Os demais órgãos também não responderam.

A juíza destaca que a argumentação do MPF se refere ao projeto arquitetônico apresentado, não à construção da loja em si.

"O real motivo para a resistência da sociedade, agora aqui representada pela voz do Ministério Público Federal, é que as características arquitetônicas do projeto, além de ofuscarem bens tombados pelo poder público, inclusive pelo Iphan, terminam por deteriorar a paisagem do centro histórico enquanto patrimônio cultural”.

Centro Histórico de Blumenau

 

A juíza negou um segundo pedido do MPF, que pretendia impedir novas licenças para obras na região da Rua das Palmeiras até que fosse delimitado em lei o perímetro do Centro Histórico de Blumenau. A legislação municipal não estabelece onde começa e termina a área de interesse cultural.

 

Como o Iphan já havia negado ao MPF a suspensão do parecer favorável, a Justiça dispensou audiência de conciliação e passa a analisar o mérito da ação.

Todas as partes envolvidas podem recorrer da decisão.

Fonte(s): G1-SC

Comentários

Últimas notícias

14 Mar
Santa Catarina
Chapecó terá novo voo diário para Florianópolis a partir de junho

Latam Cargas também vai oferecer primeiro voo internacional cargueiro entre SC e a Europa a partir do mês de abril.

14 Mar
Santa Catarina
Caixa paga abono salarial aos nascidos em fevereiro a partir desta sexta-feira

Trabalhadores que possuem conta no banco receberão valor automaticamente.

14 Mar
Santa Catarina
Bocha e dominó de Nova Erechim se destacam no JISMA 2024

A 52ª edição dos Jogos de Integração dos Servidores Municipais da Amosc (Jisma), foi realizada no último sábado (09) em Paial SC.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.