O Grêmio está mais perto do retorno à Série A. Em noite de frio e chuva na Arena, o Tricolor goleou o Operário-PR por 5 a 1, gols de Campaz, Diego Souza, Biel e Elkeson, duas vezes. O resultado manteve a equipe de Roger Machado com pontuação de vice-líder, chegando a 17 jogos de invencibilidade na Segunda Divisão.
Mesmo com o retorno de Bitello, Roger optou por manter a escalação do Grêmio que venceu o Guarani. Lucas Leiva, Villasanti e Campaz formaram o setor central do meio de campo. Recuperado das dores no ombro direito, Nicolas também apresentou condições físicas e foi escalado para iniciar a partida.
O frio e a chuva garantiram o menor público até o momento na Arena em jogos da Série B. Apenas 11 mil estiveram no estádio. A ausência do clima tradicional de jogo parecia ter afetado os jogadores do Grêmio em campo. O time começou em ritmo lento, com muitos erros por desatenção.
A primeira falha, e que criou situação perigosa para o adversário, foi de Lucas Leiva. Com sete minutos, o volante tentou sair jogando, foi desarmado e Felipe Garcia disparou em direção da área de Brenno, mas deu margem para a recuperação do volante. A finalização teve o desvio de Lucas e saiu ao lado do gol.
O Operário seguiu com vantagem na intermediária. A equipe paranaense finalizaria mais três vezes antes da primeira resposta dos donos da casa. Em seu primeiro lance de ataque, o Tricolor não abriu placar por alguns centímetros. Campaz encontrou Rodrigo Ferreira livre atrás da linha defensiva do Operário e Guilherme completou o cruzamento para o gol, mas o lance foi invalidado pelo impedimento do lateral na origem da jogada.
Em lance que nasceu dos pés de Campaz, o Grêmio quase marcou em cabeceio de Guilherme. Aos 28, o atacante recebeu o cruzamento entre os zagueiros do Operário e desviou de cabeça. Mas Vanderlei mostrou elasticidade e fez a defesa. As oportunidades de gol empurraram os paranaenses para sua própria área. Aos 43, Lucas Leiva encontrou passe da intermediária para Guilherme: o atacante girou rápido e chutou firme, mas Vanderlei fez grande defesa. No rebote, Biel mandou por cima do gol.
Quase nos acréscimos, o Grêmio se acertou. Com 45 minutos de partida, Guilherme foi lançado por Diego Souza e disputou a bola com a defesa do Operário. A bola sobrou limpa para Campaz arriscar de primeira. A finalização do camisa 7 teve a precisão que faltou nas outras chances de gol e passou fora do alcance de Vanderlei: 1 a 0.
O susto do primeiro tempo parece ter servido de alerta para a volta do Grêmio no intervalo. Com sete minutos, Diego Souza marcou o segundo gol da equipe na partida. Villasanti pegou o rebote da cobrança de escanteio e encontrou o centroavante gremista na área. O camisa 29 foi mais rápido do que os marcadores e tocou na saída de Vanderlei para ampliar o placar.
Enquanto a torcida fazia festa na arquibancada, o Operário descontou. Aos 10, o atacante da equipe paranaense venceu os zagueiros pelo alto e cabeceou sem chances para a defesa de Brenno. Diego Souza tratou de acabar com as esperanças do adversário. O centroavante recuou duas vezes para servir os companheiros como se ele fosse o meio. Primeiro deixou Guilherme em condições de finalizar, mas o atacante perdeu o tempo da bola.
Na segunda, Biel aproveitou. Aos 17, ele aproveitou passe de Diego Souza, saiu na frente de Vanderlei e deu apenas um toque na bola para vencer o goleiro. A vantagem no placar tranquilizou o time em campo. Roger aproveitou o controle da partida para preservar Lucas Leiva, Guilherme e Diego Souza. O trio saiu e deu lugar para Bitello, Janderson e Elkeson.
Campaz foi substituído por Gabriel Silva. Além da vantagem técnica, o Grêmio também terminou a partida em vantagem numérica em campo.
Thales, por um chute na nuca de Elkeson, foi expulso. Thaciano também entrou nos minutos finais. Ainda houve tempo para Elkeson brilhar. O centroavante marcou duas vezes, aproveitando erros do adversário, e definiu a goleada por 5 a 1.
Fonte(s): WH3
Comentários