Uma velha história dessa passagem do Grêmio pela Série B se repetiu na 34ª rodada. Depois de sair ganhando e controlar boa parte da partida, em um jogo aparentemente resolvido, o time gaúcho se atrapalhou, cedeu espaço e saiu de campo sem os três pontos. O empate em 1 a 1 com o Londrina (Diego Souza marcou para o Tricolor, João Paulo empatou para os mandantes) pode até não interferir na caminhada para o retorno à Série A, mas atrasa a expectativa de voltar já no próximo domingo.
No Estádio do Café, Renato, de fato, mandou a campo aquele time previsto. Isso significou devolver a histórica dupla Geromel e Kannemann à titularidade, com o trio de meio-campo formado por Villasanti, Bitello e Lucas Leiva, com Thaciano aberto na direita, Biel na esquerda e Diego Souza de centroavante. A expectativa de 20 mil pessoas não se cumpriu e o time gaúcho encontrou um ambiente favorável.
O Grêmio teve a primeira boa oportunidade aos 11 minutos. Após receber lançamento, Diego Souza fez o pivô matando a bola no peito e entregando para Biel, que entrava na área. O atacante, porém, se precipitou e bateu mal. Aos 16, Diego Souza protagonizou outra oportunidade. Ele cobrou uma falta de muito longe e obrigou Matheus Albino a voar para salvar.
Brenno fez, de fato, sua primeira defesa aos 35. Mandaca roubou a bola no campo de defesa, deu uma janelinha em Bitello, avançou, conduziu e arriscou da intermediária. O chute foi venenoso, quicou na frente do goleiro gremista, que espalmou, largou e pegou de novo.
Aos 39, uma jogada do Grêmio até seria invalidada por impedimento, mas mereceu registro. Bitello passou de calcanhar para Biel nas costas da defesa. O atacante estava à frente da defesa, mas ainda assim o auxiliar permitiu que ele seguisse. Diego Souza corria a seu lado, ambos contra o goleiro. Biel optou por chutar. Matheus Albino salvou com o pé. Biel pegou o rebote e tentou um voleio, que o goleiro defendeu. O impedimento, então, foi assinalado.
O caminho era pelas pontas, e foi pela direita que saiu o gol. Aos 42, Thaciano recebeu ao lado da área e fez um cruzamento na medida para o goleador. Como já se vira em outras tantas partidas da Série B, Diego Souza saltou um palmo a mais do que o zagueiro adversário, neste caso Saimon, e cabeceou forte, longe do alcance do goleiro. Grêmio 1 a 0.
Com duas trocas no segundo tempo, o Londrina voltou mais ofensivo. Criou duas situações, antes dos 10 minutos, nas quais ficou clara a falta de qualidade. Em uma, Jeferson recebeu na linha de fundo e cruzou rasteiro para trás, mas Douglas Coutinho não chegou. Na outra, Gegê arriscou de fora da área, por cima.
Como foram os lances de Londrina x Grêmio
Aos 17, Renato fez suas primeiras trocas. Tirou Lucas Leiva e Edilson, colocou Thiago Santos e Leonardo Gomes. Com isso, Biel foi adiantado para a terceira função do meio-campo.
A partida seguiu arrastada e absolutamente controlada pelo Grêmio. Ao mesmo tempo em que não levava muito perigo, ao menos o time de Renato não era atacado. Brenno apenas assistia ao jogo.
O treinador gremista, aos 28, mudou peças ofensivas. Nicolas e Guilherme entraram nas pontas para as saídas de Biel e Thaciano.
Como não fazia força para matar o jogo, o Grêmio permitia que a partida ficasse aberta no minutos finais. Aos 37, após escanteio para a área, Douglas Coutinho cabeceou e Villasanti, com os braços abertos, impediu que a bola fosse para a frente. Após consulta ao VAR, Wilton Pereira Sampaio deu pênalti. João Paulo, aos 40, bateu forte, Brenno não alcançou e deixou tudo igual, 1 a 1.
Dali até o final, nada de chances. O retorno está adiado.
Fonte(s): Gaúcha/ZH
Comentários