Agora

Mauro Becker

09:00 - 12:00

Notícia

Governo lança campanha de incentivo à vacinação após 6 anos de baixos índices

Presidente Lula recebeu a vacina bivalente contra a covid-19 no lançamento
Governo lança campanha de incentivo à vacinação após 6 anos de baixos índices

O Ministério da Saúde lançou nesta segunda-feira (27) o Movimento Nacional pela Vacinação. A campanha tem como principal objetivo retomar índices altos de coberturas vacinais no Brasil, que estão em declínio há seis anos.

O evento foi em uma Unidade Básica de Saúde, no Guará, região administrativa do Distrito Federal. Na data, Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra da Saúde, Nísia Trindade estavam presentes. Além deles, estavam o vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, a primeira-dama Janja da Silva e a governadora em exercício do DF, Celina Leão (PP).

Desde 2016, a cobertura vacinal de diferentes imunizantes está bem abaixo de 95%. O número é o recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde). De acordo com dados do próprio Ministério da Saúde, a cobertura vacinal da população ficou em 66,06% no ano passado.

Em 2021, ano que registrou maior mortalidade pela pandemia de covid-19, esse indicador não passou de 61%. Em anos anteriores, ficou abaixo de 80%. A última vez que o país registrou índice satisfatório de vacinação foi em 2015, quando cerca de 95% do público-alvo foi vacinado.

Lula toma a quinta dose

Lula aproveitou a ocasião para tomar a quinta dose de vacina contra a covid-19 e chegou a exibir o seu cartão de imunização atualizado. Ele recebeu a injeção do vice-presidente Geraldo Alckmin, que é médico.

“Eu tenho 77 anos e tomei minha quinta vacina. E se tiver a sexta, vou tomar a sexta. Se tiver a sétima, vou tomar a sétima. Eu tomo vacina porque eu gosto da vida, porque a vida é um dom maior que Deus nos deu”, declarou Lula.

Como será a campanha?

A vacinação terá reforço de doses bivalente contra a covid-19 em pessoas com maior risco de desenvolver formas graves da doença. Estão incluídos neste público-alvo os idosos acima dos 70 anos, pessoas com imunossupressão, funcionários e pessoas que vivem em instituições de longa permanência, indígenas, ribeirinhos e quilombolas, totalizando cerca de 18 milhões de habitantes em todo o país.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 19 milhões de doses já foram distribuídas para os estados e o Distrito Federal. Mais adiante, a quinta dose deve ser oferecida a população entre 60 e 69 anos.

Para tomar a vacina bivalente contra a covid-19, que previne contra as variantes mais perigosas do vírus, é necessário ter completado o ciclo vacinal de quatro doses, respeitando um intervalo de quatro meses desde a última recebida.

A volta do Zé Gotinha

Ainda nesta segunda-feira (27), o Ministério da Saúde publicou no Twitter oficial a volta do “Zé Gotinha”, mascote da vacinação no país.

 

Fonte(s): ND+

Comentários

Últimas notícias

14 Mar
Brasil
Chapecó terá novo voo diário para Florianópolis a partir de junho

Latam Cargas também vai oferecer primeiro voo internacional cargueiro entre SC e a Europa a partir do mês de abril.

14 Mar
Brasil
Caixa paga abono salarial aos nascidos em fevereiro a partir desta sexta-feira

Trabalhadores que possuem conta no banco receberão valor automaticamente.

14 Mar
Brasil
Bocha e dominó de Nova Erechim se destacam no JISMA 2024

A 52ª edição dos Jogos de Integração dos Servidores Municipais da Amosc (Jisma), foi realizada no último sábado (09) em Paial SC.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.