Uma comitiva formada pelo governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, deputado Fabiano da Luz, prefeitos da região e lideranças estiveram em Pinhalzinho (SC), nesta segunda-feira (21). O chefe do executivo estadual chegou de helicóptero por volta das 15h, acompanhado de sua equipe e do secretário de agricultura Altair Silva.
O primeiro compromisso foi a assinatura do programa “Terra Boa”, no parque do Itaipu Rural Show, segundo informações são R$ 105,2 milhões para apoiar a aquisição de sementes de milho, calcário, kits para melhoria de pastagens e do solo, além do incentivo à apicultura, à meliponicultura e ao cultivo de cereais de inverno.
“Estamos fazendo os maiores investimentos da história na Agricultura. Isso mostra a sensibilidade do Governo do Estado em ser parceiro de quem produz, de quem contribui para Santa Catarina ser a potência que é. De mãos dadas sempre vamos chegar aos melhores resultados para crescermos ainda mais,” disse Carlos Moisés, que também enalteceu os trabalhos das cooperativas catarinenses.
O segundo evento na agenda, estava a inauguração do planetário que está localizado na universidade UDESC. A estrutura desperta a curiosidade das pessoas pelo seu formato de interação. A partir do próximo mês, o local atenderá grupos de alunos, professores e comunidade em horários pré-agendados. O valor do investimento na obra é de R$ 752 mil.
O formato consiste em uma cúpula em ACM (Aluminum composite material-alumínio com recheio polietileno), com projetor digital “fulldome” capaz de projetar o céu estrelado de qualquer região da terra, em qualquer época do ano, sem poluição e iluminação. O novo equipamento vai auxiliar para desenvolver as ações de ensino, pesquisa, e extensão, além de incentivar o turismo regional em uma rota educacional.
Reclinados sobre a poltrona e com a atenção voltada para cima, os visitantes, por meio das imagens astronômicas visualizadas, podem obter novos conhecimentos sobre as questões do universo.
Fonte(s): RCO
Comentários