Notícia

Gauchão, Brasileirão, Libertadores: o calendário do futebol brasileiro em 2023

Antes dos estaduais, garotos abrem competições com Copa SP
Gauchão, Brasileirão, Libertadores: o calendário do futebol brasileiro em 2023

Com o final da Copa do Mundo, as atenções no futebol voltarão para os campeonatos nacionais a partir de janeiro. Em 2023, assim como nos outros anos, o calendário do futebol brasileiro começa com os estaduais e termina só em dezembro, com a decisão do Brasileirão. 

O principal torneio das categorias de base do futebol brasileiro, a Copa São Paulo de Futebol Júnior abre o calendário nas competições nacionais. Ao todo, 128 clubes entram em campo em busca do título e para revelar os novos talentos para o futebol brasileiro nos próximos anos. Além de Grêmio e Inter, Juventude e São José representarão o Rio Grande do Sul no torneio.

A Copinha começa em 2 de janeiro. A final acontece no dia 25 de janeiro, aniversário da capital paulista. Com o Estádio do Pacaembu em reforma, o local ainda não foi definido - em 2022, o Allianz Parque recebeu a decisão entre Palmeiras e Santos.

RECOPA GAÚCHA
No dia 17 de janeiro, o calendário do futebol do Rio Grande do Sul será aberto com a disputa da Recopa Gaúcha. A competição que reúne o atual campeão do Gauchão Grêmio e recente vencedor da Copa FGF São Luiz irá ocorrer na Arena, em Porto Alegre.

GAUCHÃO
O Gauchão 2023 começa no final de semana de 21 e 22 de janeiro, sábado e domingo. A largada do torneio terá Caxias x Grêmio e Inter x Juventude. Além desses, também se enfrentam São Luiz x Ypiranga, Novo Hamburgo x Avenida, Esportivo x São José e Brasil de Pelotas x Aimoré.

SUPERCOPA DO BRASIL
Competição retomada pela CBF em 2020, a Supercopa do Brasil é a competição que, em teoria, abre as competições nacionais do ano. Em 2023, o Palmeiras, campeão brasileiro, enfrenta o Flamengo, campeão da Copa do Brasil, em jogo único, no dia 28 de janeiro. O local ainda não foi definido pela entidade - EUA e Arábia Saudita enviaram propostas à CBF para receber a competição. No último ano, Atlético-MG e Flamengo se enfrentaram na Arena Pantanal, em Cuiabá.

MUNDIAL DE CLUBES
Além da disputa da Supercopa do Brasil, o Flamengo tem outro compromisso no começo de 2023: o Mundial de Clubes, que será disputado em Marrocos entre os dias 1º e 11 de fevereiro. Campeão da Copa Libertadores, o clube carioca será o representante da Conmebol no torneio. Além dele, outros seis clubes completam a disputa: Real Madrid (Uefa), Auckland City (OFC, da Oceania), Seattle Sounders (Concacaf), Al-Ahly (CAF, da África) e o Wydad Casablanca, representante do país-sede.
A única incerteza ainda é o representante asiático. A Liga dos Campeões Asiática termina no dia 28 de fevereiro, após o Mundial de Clubes. A tendência é que o Al-Hilal, campeão em 2021, seja o escolhido para representar o continente.

COPA DO BRASIL
Competição "mais democrática" do futebol brasileiro, a Copa do Brasil, que reúne clube de todos os estados do País, começa no dia 22 de fevereiro, com a primeira fase. A novidade da competição para este ano são as finais, que acontecem nos dias 17 e 24 de setembro, aos domingos. Até o último ano, as partidas decisivas eram disputadas às quartas-feiras. Em 2020, por conta da pandemia, os jogos finais entre Palmeiras e Grêmio foram disputados no final de semana.

LIBERTADORES
Objeto de desejo dos clubes brasileiros, a Libertadores começa no dia 8 de fevereiro, com as fases preliminares. Fortaleza e Atlético-MG são os únicos do Brasil que disputarão este estágio inicial da competição. O sorteio acontece nesta quarta-feira, às 16h (horário de Brasília).
O Inter está classificado direto para a fase de grupos, assim como Corinthians, Flamengo, Fluminense, Palmeiras  e Athletico-PR. A final, em jogo único, está marcada para o dia 11 de novembro, mas ainda não tem sede definida. O Estádio do Morumbi, em São Paulo, é um dos concorrentes para receber a decisão.

COPA SUL-AMERICANA
A outra competição continental da Conmebol, a Copa Sul-Americana começará no dia 8 de março, com as fases preliminares. Todos os representantes do Brasil, sendo eles o São Paulo, América-MG, Botafogo, Santos, Goiás e Red Bull Bragantino, iniciam a disputa já na fase de grupos. A final está marcada para o dia 28 de outubro, no estádio Mané Garrincha, em Brasília.

CAMPEONATO BRASILEIRO
Por fim, a principal competição nacional, o Campeonato Brasileiro, tem início previsto para o dia 15 de abril, mesma data da Série B, que esse ano contará com os rebaixados Goiás, Juventude, Avaí e Ceará. O calendário completo, com todas as datas e rodadas, ainda não foi definido pela CBF. A última rodada está marcada para o dia 3 de dezembro.

Fonte(s): Gaúcha / ZH

Comentários

Últimas notícias

14 Mar
Esportes
Chapecó terá novo voo diário para Florianópolis a partir de junho

Latam Cargas também vai oferecer primeiro voo internacional cargueiro entre SC e a Europa a partir do mês de abril.

14 Mar
Esportes
Caixa paga abono salarial aos nascidos em fevereiro a partir desta sexta-feira

Trabalhadores que possuem conta no banco receberão valor automaticamente.

14 Mar
Esportes
Bocha e dominó de Nova Erechim se destacam no JISMA 2024

A 52ª edição dos Jogos de Integração dos Servidores Municipais da Amosc (Jisma), foi realizada no último sábado (09) em Paial SC.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.