Uma agência bancária de Blumenau foi multada em R$ 100 mil por deixar os clientes em uma longa espera, muitos deles na fila, sem senha, do lado de fora. O mau atendimento também foi motivo de punição. A situação foi constatada pelo coordenador do Procon, que estava no local à paisana. Em nota, a empresa disse que respeita as normas municipais.
Nesta segunda-feira (13), o coordenador do Procon de Blumenau, André da Cunha, foi ao banco Santander, no bairro Itoupava Norte, e enfrentou a fila que se formou antes da porta giratória, incluindo na calçada do estabelecimento. Ele conta que chegou a exigir uma senha, mas não recebeu. Ao conversar com outros clientes, soube que a espera chegava a duas horas. Uma lei municipal em vigor desde 2005 estabelece que em dias “normais” o consumidor deve esperar no máximo 20 minutos para ser atendido.
— Escolhi ir naquela agência porque já havíamos recebido várias reclamações. Foi multada pela demora, pelo descaso com os clientes e pelo mau atendimento — detalha André.
Do lado de dentro, havia dois funcionários atendendo o público, lembra o coordenador, e dez lugares para os clientes sentarem. André orientou que espaços ociosos fossem ocupados, respeitando o distanciamento por conta da pandemia, para que todos pudessem entrar e aguardar com o mínimo de conforto.
O banco foi multado por causa das cerca de dez pessoas que ficaram mais de 20 minutos esperando, conforme cálculo estipulado em tabela, e pelo mau tratamento dado aos clientes, incluindo André, enquanto estava à paisana. A agência foi multada na segunda e nesta terça-feira (14) uma notificação deve ser entregue para exigir mudanças, como aumento no número de funcionários para receber o público e o fim da fila fora da unidade.
As melhorias precisam ser adotadas em 24 horas, sob risco da agência ser fechada por tempo indeterminado, alerta o André. Ele reforça que caso algum morador flagre situação semelhante em outros bancos, denúncias podem ser feitas pelo WhatsApp, no número (47) 9.9920-0083.
Contraponto
Em nota, o Santander informou que “trabalha continuamente na melhoria dos seus processos, ofertas e atendimento, e respeita as normas de cada município em que está presente, de modo a garantir a satisfação de todos os consumidores”.
Fonte(s): nsc
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