No último dia 26 de julho, uma ONG (organização não governamental) e o Ministério do Meio Ambiente Tcheco, encontraram um filhote de tigre branco que vivia em cativeiro na Alemanha e foi resgatado para um santuário de animais.
Segundo os profissionais do Ministério a situação só foi descoberta depois que o antigo tutor do animal compartilhou imagens nas redes sociais. Os profissionais da ONG Four Paws, responsável pelo resgate, acreditam o tigre é vítima de tráfico animal no país.
Batizada de Charlota, a filhote tem aproximadamente um ano e está sendo muito bem cuidada no Santuário de Animais Selvagens Tierart, na Alemanha.
Resgate
Diante das imagens de Charlota nas redes sociais, de fotos e vídeos compartilhados, os agentes começaram uma investigação que levou até o cativeiro do animal. Sem a autorização necessária, o tutor vai responder criminalmente.
O filhote de tigre branco não aparentava estar mal cuidado, mas vivia em um cativeiro, já que de acordo com a lei, para ter a espécie em casa, é preciso um registro na Autoridade de Gestão Regional.
Os agentes então seguiram todo o procedimento previsto na legislação e resgataram o bichinho. A linha de investigação agora é entender como o tutor conseguiu um animal deste tipo.
Zoológico provisório
Desde então, Charlota estava vivendo em um zoológico provisório no país, até que dia 26 foi enviada para o Santuário na Alemanha.
A transferência do animal foi em conjunto com a Four Paws e o Governo Tcheca, e se deu via transporte rodoviário.
Nova casa
O Santuário para onde o tigre branco foi transferido, é um dos melhores do país e a ONG Four Paws é muito reconhecida no tratamento a esses felinos.
Lá, estão abrigados vários bichinhos como raposas, texugos, gatos selvagens, lebres e até ouriços.
“Estamos muito satisfeitos que Charlota tenha chegado em segurança à sua casa nova na Alemanha, onde agora receberá todos os cuidados de que precisa e crescerá em um ambiente que estima o comportamento natural dos tigres”, disse Josef Pfabigan, presidente da ONG.
A missão agora é continuar ajudando o governo tcheco a continuar o resgate de outros animais na mesma situação.
“Animais selvagens não pertencem a quintais ou casas particulares. A exploração cruel de grandes felinos deve finalmente terminar agora”, explicou Josef.
Fonte(s): Só Notícia Boa
Comentários