Notícia

Filhote de furão e lontra são resgatados em Jaraguá do Sul

Espécies, que são consideradas incomuns na região, chegaram na Fujama na quarta-feira.
Filhote de furão e lontra são resgatados em Jaraguá do Sul

Um filhote de furão nativo e uma lontra, duas espécies consideradas incomuns em Jaraguá do Sul, no Norte catarinense, foram resgatados nesta semana. Os animais chegaram à Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) na quarta-feira (16).

O biólogo da fundação Gilberto Ademar Duwe afirmou que esse foi o primeiro resgate de uma lontra adulta na região em cinco anos. Também foi a terceira vez que um furão acabou sendo capturado, durante o mesmo período na cidade.

Segundo Duwe, o furão foi resgatado por uma moradora, que acabou cuidando do animal em casa por alguns dias. Ele explicou que o cachorro da mulher começou a latir e perseguir um furão com um filhote, que acabou sendo abandonado.

“Ele começou a crescer e ela trouxe para nós. O problema é que agora o bicho é muito manso e não temos como soltar, ele não sabe se virar na natureza”, explicou Christian Raboch, biólogo da Fujama. Nesta quinta-feira (17), a fundação seguia em busca de um espaço para enviar o filhote e mantê-lo em segurança.

Embora existam furões domésticos, que podem ser comercializados, a espécie encontrada pela moradora é considerada nativa e silvestre. Por isso, é necessária uma autorização legal para adotar esse tipo de animal. Os biólogos explicam ainda que manter seres selvagens em ambientes domésticos prejudica seu desenvolvimento e sua posterior devolução à natureza.

Lontra debilitada

 

A lontra foi encontrada por uma moradora, próximo a um ribeirão no bairro Rio Molha. O animal estava debilitado e desnutrido.

O animal foi levado a uma clínica veterinária, onde foram feitos exames. A equipe descobriu, após analisar os níveis de glicose, que a lontra estava há alguns dias sem se alimentar. Após ser medicada, ela conseguiu comer.

 “A gente conseguiu fazer a soltura dela nesta quinta, em uma área de rio, onde há uma quantidade maior de alimento”, explicou o biólogo da Fujama Gilberto Ademar Duwe.

 

Fonte(s): G1 Santa Catarina

Comentários

Últimas notícias

14 Mar
Aconteceu
Chapecó terá novo voo diário para Florianópolis a partir de junho

Latam Cargas também vai oferecer primeiro voo internacional cargueiro entre SC e a Europa a partir do mês de abril.

14 Mar
Aconteceu
Caixa paga abono salarial aos nascidos em fevereiro a partir desta sexta-feira

Trabalhadores que possuem conta no banco receberão valor automaticamente.

14 Mar
Aconteceu
Bocha e dominó de Nova Erechim se destacam no JISMA 2024

A 52ª edição dos Jogos de Integração dos Servidores Municipais da Amosc (Jisma), foi realizada no último sábado (09) em Paial SC.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.