Notícia

Família encontra cobra atrás de pia da cozinha em SC: 'Peguei pela ponta do rabo'

Animal foi visto em Jaraguá do Sul. Morador conta que mãe encontrou serpente quando foi fazer café.
Família encontra cobra atrás de pia da cozinha em SC: 'Peguei pela ponta do rabo'

Uma família foi surpreendida no início da manhã por uma cobra que entrou na cozinha da casa e foi encontrada atrás da pia na hora de preparar o café da manhã. O caso ocorreu em Jaraguá do Sul, no Norte catarinense. Um dos moradores conseguiu guiar o animal para fora. Ninguém ficou ferido.

A cobra é da espécie caninana (Spilotes pullatus), que não é venenosa. O caso ocorreu na quarta-feira (2). "Minha mãe que a encontrou. Ela [cobra] estava na janela da cozinha", contou Renan Gabriel Piechontcoski, que retirou a serpente da residência.

"Consegui tirar na hora que ela foi descer da janela. Peguei pela ponta do rabo e com a ajuda de um cabo de vassoura na parte da frente, onde ela começou a se enrolar. Na primeira vez que toquei nela, ficou bem agitada e fez aquele barulho de cobra. Mas depois foi de boa", afirmou.

Segundo ele, a mãe e irmã dele também estavam na casa. "Vieram me chamar pra ver. Minha mãe tinha ido na cozinha fazer o café e a viu [cobra]", disse Renan.

Ele contou também que sabia qual era a espécie do animal, que é "comum em Jaraguá". Por isso, sabia que a cobra não era venenosa.

 

Orientações

 

O biólogo da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) Christian Raboch passou orientações do que fazer ao encontrar um animal silvestre em casa.

"Às vezes, a gente pede, se a pessoa mora perto de uma área de mata, para estar afastando o animal ali e tudo mais. Mas, às vezes, o pessoal tenta afugentar o animal com uma vassoura, com um rodo. Uma caninana, apesar de não ter peçanha, não ser venenosa, pode se sentir acuada e pode tentar morder", afirmou.

A orientação geral é pedir ajuda. "Na maioria das vezes, a gente pede que, se encontrar um animal desse, prenda cachorro e gato e entre em contato o mais rápido possível com o órgão competente para estar realizando o resgate do animal", disse o biólogo.

"Às vezes, o pessoal quer pegar o animal para soltar na mata. Aí não, pode dar problema", resumiu.

Fonte(s): G1-SC

Comentários

Últimas notícias

14 Mar
Aconteceu
Chapecó terá novo voo diário para Florianópolis a partir de junho

Latam Cargas também vai oferecer primeiro voo internacional cargueiro entre SC e a Europa a partir do mês de abril.

14 Mar
Aconteceu
Caixa paga abono salarial aos nascidos em fevereiro a partir desta sexta-feira

Trabalhadores que possuem conta no banco receberão valor automaticamente.

14 Mar
Aconteceu
Bocha e dominó de Nova Erechim se destacam no JISMA 2024

A 52ª edição dos Jogos de Integração dos Servidores Municipais da Amosc (Jisma), foi realizada no último sábado (09) em Paial SC.