Notícia

Família de menina impedida de abortar após estupro em SC avalia mudar de cidade

Advogada da família revelou plano; interrupção da gravidez em casos de violência sexual é legalmente garantida
Família de menina impedida de abortar após estupro em SC avalia mudar de cidade

A família da menina de 11 anos impedida de fazer um aborto legal após estupro em Santa Catarina avalia mudar de cidade, informou a advogada ngela Conceição Marcondes. As informações são g1 SC.

— A família está pensando em deixar a cidade e eu apoiei a decisão, mesmo que não tenham ocorrido especulações e curiosidades dos moradores até agora — disse a advogada.

A criança fez o procedimento em 22 de junho, no Hospital Universitário, em Florianópolis, após recomendação do Ministério Público Federal (MPF). A interrupção da gravidez é legalmente garantida em casos de violência sexual a qualquer tempo de gestação sem depender de autorização judicial.

Segundo a advogada, a menina “está bem e com acompanhamento terapêutico” oferecido pelo HU

Caso teve repercussão nacional

A menina foi vítima de estupro e descobriu a gravidez com 22 semanas ao ser encaminhada do HU. A unidade não fez o procedimento alegando que só tinha autorização para realizar até a 20ª. A família foi orientada a entrar com processo judicial.

Após a judicialização, a decisão e trechos de uma audiência sobre o caso foram divulgados em uma reportagem do Portal Catarinas e The Intercept. O material foi publicado no dia 20 de junho.

Na ocasião, a menina já tinha sido afastada da família e era mantida em um abrigo para que não realizasse o aborto. Imagens divulgadas mostram a juíza Joana Ribeiro Zimmer e a promotora Mirela Dutra Alberton pedindo se a criança não "suportaria mais um pouquinho" a gravidez.

Uma decisão judicial acabou autorizando que a criança voltasse para a casa da mãe.

 

Fonte(s): NSC

Comentários

Últimas notícias

14 Mar
Aconteceu
Chapecó terá novo voo diário para Florianópolis a partir de junho

Latam Cargas também vai oferecer primeiro voo internacional cargueiro entre SC e a Europa a partir do mês de abril.

14 Mar
Aconteceu
Caixa paga abono salarial aos nascidos em fevereiro a partir desta sexta-feira

Trabalhadores que possuem conta no banco receberão valor automaticamente.

14 Mar
Aconteceu
Bocha e dominó de Nova Erechim se destacam no JISMA 2024

A 52ª edição dos Jogos de Integração dos Servidores Municipais da Amosc (Jisma), foi realizada no último sábado (09) em Paial SC.