A prática do esporte muitas vezes é motivação na vida da gente para melhorar a nossa saúde física e mental. E essa experiência não é diferente para o pinhalense, Maciel Fernando Galvan, de 32 anos.
A sua paixão pelo ciclismo começou a convite de um amigo. Maciel lembra que a primeira vez que começou a praticar o ciclismo foi muito difícil devido a sua condição física. Segundo ele, na época que começou a praticar o esporte, ele iniciou em um pedal de 15 km. O atleta lembra que chegou em sua casa muito cansado e desgastado, pois não tinha o hábito de praticar esportes. Mas não foi isso que fez ele desistir. Maciel foi pegando o gosto, de 15 km ele evoluiu para 20 km, e aos poucos foi aumentando os seus trajetos.
O ciclista começou a admirar esse esporte, e devido a isso, Maciel conta que começou a melhorar a sua condição física para aumentar as suas distâncias sem ter um desgaste físico considerável. “Eu pratico de uma a duas vezes por semana. Eu deveria praticar mais, mas também tenho o meu trabalho, a minha família, e os meus compromissos. Como consegui ter uma sequência e aumentar o ritmo de treinamento, isso me deixa menos desgastado em minhas viagens”, diz.
De acordo com o atleta, ele não consegue viver mais sem o esporte em sua vida, e segundo Maciel o ciclismo traz em sua vida muita calma, sabedoria e salva o seu dia. “O ciclismo não traz só a saúde física, a prática desse esporte te proporciona e te ajuda na parte mental. Nas pedaladas fiz muitas amizades em municípios diferentes e na minha vida isso é gratificante”, pontua.
Durante o trajeto o atleta dormia nos batalhões do Corpo de Bombeiros ou em pousadas devido o percurso ser um pouco longo e desgastante. “A minha primeira vez que fui ao litoral foi uma aventura mesmo. Eu dormi em barraca, levei fogareiro e fiquei no meio da natureza. Nesta última viagem, meu amigo que era bombeiro entrou em contato com as corporações e pediu se eu podia dormir nos batalhões. Eu quero agradecer ao Corpo de Bombeiros que me acolheram muito bem e me ajudaram nessa aventura”, explica.
Segundo Maciel, em breve ele fará mais uma aventura, e a ideia é percorrer ou superar os 1.500km. Para esse novo percurso o atleta quer melhorar ainda mais a sua resistência física, pois ele deseja ir ao Uruguai ou para à Argentina. O ciclista também não descarta a possibilidade de ir à Minas Gerais ou subir até o estado do Mato Grosso.
Fonte(s): A SUA VOZ
Comentários