Com a aproximação do primeiro turno da eleição para o governo de Santa Catarina, marcada para 2 de outubro, as negociações por alianças políticas se intensificaram no estado. Ao menos nove nomes confirmaram a pré-candidatura ao executivo, mas ainda há indefinições no cenário político.
A Justiça Eleitoral determina que o período para os partidos realizarem convenções e decidirem seus candidatos começa em 20 de julho. O pedido de registro da candidatura deve ser feito até 15 de agosto e, por isso, outros nomes devem surgir até a eleição.
Antídio Lunelli (MDB)
Ex-prefeito de Jaraguá do Sul, no Norte catarinense, por duas vezes, o empresário Antídio Lunelli tem 59 anos e nasceu em Corupá. Ele também é um dos fundadores do Grupo Lunelli, empresa catarinense do ramo têxtil. O político também é empresário do agronegócio e das comunicações.
Carlos Moisés (Republicanos)
Atual governador de Santa Catarina, Carlos Moisés é formado em Direito e foi bombeiro militar por cerca de 30 anos, além de atuar na Defesa Civil como diretor. Em 2018 ele venceu as eleições para o executivo na sua primeira disputa a um cargo político. Natural de Florianópolis, ele tem 54 anos.
Décio Lima (PT)
Professor e advogado, Décio Lima tem 61 anos e nasceu em Itajaí, no Litoral catarinense. Deputado federal por três mandatos, ele também já foi vereador e prefeito por dois mandatos em Blumenau. O político também concorreu ao governo estado em 2018. Atualmente, ele é presidente do Partido dos Trabalhadores em Santa Catarina.
Dário Berger (PSB)
Ex-prefeito de São José e Florianópolis, Dário Berger nasceu em Bom Retiro, na Grande Florianópolis e atualmente é Senador da República. Formado em Administração de Empresas, ele ingressou no ramo da construção civil pela empresa da família.
Esperidião Amin (Progressistas)
Natural de Florianópolis, ele é formado em Administração, Gerência e Direito. Esperidião Amin tem 74 anos e foi governador de Santa Catariana por duas vezes, prefeito de Florianópolis por outras duas vezes, além de deputado. Atualmente é Senador.
Gean Loureiro (União Brasil)
Advogado e administrador, o político já foi vereador em Florianópolis por cinco vezes, deputado estadual e federal e, em 2016, tornou-se prefeito da Capital. Foi eleito novamente em 2020 e renunciou ao cargo para se candidatar neste ano. Gean nasceu em Florianópolis e tem 49 anos.
Jorginho Mello (PL)
No Senado desde 2018, após exercer cargos de deputado estadual e federal, Jorginho preside o diretório do Partido Liberal em Santa Catarina. O político é administrador e advogado e nasceu em Ibicaré, no Oeste catarinense.
Odair Tramontin (Novo)
Odair Tramontin nasceu em Campo Erê, no Oeste, e é formado em Direito. Foi promotor de Justiça, e o primeiro coordenador do Grupo de Atuação Especial e Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) de Blumenau. Em 2020, concorreu pela primeira vez a um cargo político, sendo candidato ao governo de Blumenau e ficou em terceiro lugar.
Ralf Zimmer (PROS)
Natural de Chapecó, no Oeste, Ralf Zimmer Junior foi Defensor Público Estadual e a primeira vez que participou de um pleito eleitoral foi em 2018, quando concorreu a deputado federal em Santa Catarina. Formado em Direito, o catarinense tem 43 anos.
Fonte(s): G1 Santa Ctarina
Comentários