O PT e o PL são os partidos com as maiores altas no número de filiados em Santa Catarina entre as 10 maiores legendas do Estado. Os dois partidos protagonizam a política nacional até aqui nesse período que antecede as eleições 2022, com as pré-candidaturas de Lula e Bolsonaro.
Os dados são do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) e se referem a maio de 2022, comparado com o mesmo mês dos últimos anos. Os partidos precisam atualizar a lista de filiados para a Justiça Eleitoral ao menos duas vezes por ano, em abril e outubro.
Entre todos os 32 partidos, Santa Catarina tem 873 mil pessoas filiadas a alguma legenda eleitoral. O número representa 16% do total de eleitores registrados no TSE.
São cerca de 10 mil filiados a menos do que havia em 2018, quando 883 mil catarinenses tinham vínculo registrado com alguma sigla. Percentualmente, no entanto, a variação é de apenas -1%.
As lideranças de PT e PL em SC reconhecem o momento atual de protagonismo de Lula e Bolsonaro nas legendas e na política nacional favorecem a entrada de mais filiados no partido.
O presidente do PT e também pré-candidato ao governo de SC, Décio Lima, afirma que ainda há registros de filiações que o partido não conseguiu entregar ao Tribunal Superior Eleitoral e que parte dessas filiações é composta pela juventude. Ele atribuiu o aumento de filiados ao passado que o partido representa, à “frustração com os acontecimentos dos últimos seis anos”. Além disso, segundo ele, pesa também a volta da figura de Lula ao cenário eleitoral.
— O lulismo é maior que o petismo. Isso sem dúvida está puxando muito o processo político, no nosso caso — avalia.
A reportagem tentou contato com o presidente do PL em SC e também pré-candidato ao governo do Estado, Jorginho Mello, que não retornou o contato.
Criação do União Brasil
Na comparação com 2021, nenhum dos 10 maiores partidos teve queda efetiva no número de filiados. Na análise frente aos dados de maio de 2018, o Progressistas teve a maior queda, com -8%. O União Brasil foi criado no ano passado, a partir de uma fusão do DEM e PSL, partido do presidente Bolsonaro nas eleições de 2018, mas deixado por ele ainda em 2019. Oficialmente, portanto, este é o primeiro ano com números de filiados do União Brasil. Mas comparado com o total de membros de DEM e PSL quatro anos atrás, o novo partido tem contingente 13% menor.
Ranking dos 10 maiores em SC
O ranking dos 10 maiores partidos permaneceu o mesmo entre 2021 e 2022, com a liderança do “15” e do “11” em Santa Catarina. O MDB, com 186,8 mil filiados, e o PP (129 mil) estão à frente no total de filiados, seguidos por PSDB (99 mil).
A única mudança foi a presença do União Brasil no lugar do Democratas — o partido foi criado no ano passado, a partir da fusão do DEM com o PSL. Em relação a 2018, as mudanças são o crescimento do PSDB, que passou de 4º para 3º, ocupando a posição do DEM, e do PL, que trocou de lugar com o PDT e passou de 9º para 8º.
Quando considerados todos os 32 partidos, estão também entre as maiores altas de 2021 a 2022 o PSOL (+6%), o Pros (12%) e legendas com menos de 1 mil filiados em SC, como Rede, UP e PCO. Na comparação com 2018, Podemos (524%), Patriota (402%) e Avante (163) aparecem também entre os maiores crescimentos percentuais (veja mais abaixo).
Fonte(s): NSC
Comentários