Notícia

DOENÇA BOVINA É DETECTADA EM PROPRIEDADES RURAIS DE PINHALZINHO

Zoonose é transmitida pela ingestão de carne crua ou mal-cozida que está infectada
DOENÇA BOVINA É DETECTADA EM PROPRIEDADES RURAIS DE PINHALZINHO

Quatro propriedades rurais de Pinhalzinho tiveram a confirmação da cisticercose bovina que corresponde a uma infecção cuja principal característica é a presença de larvas parasitárias (cisticerco) na musculatura e em alguns órgãos dos animais.

Pastagem, água e alimentos contaminados são fontes de transmissão para que a doença silenciosa se desenvolva. A ingestão de carne de boi ou de porco crua ou malcozida que está infectada, transmite a Teniase (Solitária) ao ser humano.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Ivanete Althaus explica que o problema apresenta ciclos e reforça que a higiene e saneamento básico são fatores de extrema importância na prevenção dessa e de outras verminoses.

Sintomas

Diarreia frequente ou prisão de ventre; enjoo; dor abdominal; dor de cabeça; falta ou aumento do apetite; tontura; fraqueza; irritabilidade; perda de peso; cansaço e insônia.

Fonte(s): RCO

Comentários

Últimas notícias

14 Mar
Aconteceu
Chapecó terá novo voo diário para Florianópolis a partir de junho

Latam Cargas também vai oferecer primeiro voo internacional cargueiro entre SC e a Europa a partir do mês de abril.

14 Mar
Aconteceu
Caixa paga abono salarial aos nascidos em fevereiro a partir desta sexta-feira

Trabalhadores que possuem conta no banco receberão valor automaticamente.

14 Mar
Aconteceu
Bocha e dominó de Nova Erechim se destacam no JISMA 2024

A 52ª edição dos Jogos de Integração dos Servidores Municipais da Amosc (Jisma), foi realizada no último sábado (09) em Paial SC.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.